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Anais - 20º CBCENF

Resumo

Título:
CONHECIMENTO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR
Relatoria:
JOÃO JOADSON DUARTE TEIXEIRA
Autores:
  • JOELSON ANGELO VICTOR
  • MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA GUERREIRO
  • NATASHA MARQUES FROTA
  • BRUNA MICHELLE BELÉM LEITE BRASIL
  • MÔNICA OLIVEIRA BATISTA ORIÁ
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Parada Cardiorrespiratória (PCR) é uma das situações mais graves que pode acontecer com o indivíduo, sendo responsável por uma elevada morbimortalidade mesmo quando ocorre o atendimento inicial à vítima. Com isso, o ensino das manobras de Reanimação Cardiopulmonar durante a graduação para os estudantes da área da saúde em especial de enfermagem é indispensável para um atendimento de qualidade a vítima. OBJETIVO: Avaliar o conhecimento de acadêmicos de enfermagem de uma faculdade privada sobre Reanimação Cardiopulmonar. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo transversal com abordagem quantitativa dos achados da pesquisa. Os dados foram coletados em uma Instituição de Ensino Superior privada do município de Fortaleza-CE, no primeiro semestre de 2016. A amostra foi composta por 67 alunos matriculados a partir do quinto semestre do curso de graduação em enfermagem da instituição. Para a coleta de dados sobre o conhecimento teórico foi elaborado um questionário com 40 questões objetivas baseado nas diretrizes internacionais de emergência cardiovascular e ressuscitação cardiopulmonar recomendadas pela American Heart Association, conforme as guidelines de 2015, abordando os seguintes itens: definição de PCR; primeira atitude ao encontrar uma vítima inconsciente; Cadeia de Sobrevivência Extra-Hospitalar 2015; avaliação de responsividade; atendimento a vítima com Desfibrilador Automático Externo (DEA) disponível no local; posição da vítima para realizar RCP; ciclos de compressão/ventilação; como agir na presença de um colapso súbito; fundamentos da RCP de alta qualidade; tempo gasto para checar pulso; e, sequência correta dos procedimentos de Suporte Básico de Vida (SBV). O projeto de pesquisa foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa com n° 1.823.885 e CAEE n° 60951816.4.0000.5512. RESULTADOS: A média da pontuação dos alunos foi 5,45 pontos e a mediana foi 5,5 pontos. Verifica-se, ainda que, a pontuação mínima obtida foi 2,0 pontos e a máxima de 9,5 pontos. CONCLUSÃO: A partir dos resultados do presente estudo percebe-se que o conhecimento dos acadêmicos de Enfermagem da instituição apresenta certa limitação, fato que reflete na incorporação de novas estratégias no cenário de sala de aula e no contexto das aulas práticas, uma vez que o conteúdo de PCR deve ser um assunto de domínio do profissional enfermeiro.