Anais - 20º CBCENF
Resumo
Título:
REFLEXÕES ACERCA DA MONITORIA DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA ENQUANTO ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA
Relatoria:
ERIKA MARA VALENTIM DA SILVA
Autores:
- Rafaela Carolini de Oliveira
- Izabel Viviane de Oliveira Fagundes
- Marcos Vinicíus da Silva Bento
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A iniciação à docência é capaz de proporcionar ao discente-monitor um ambiente de ampliação de vínculos e habilidades por meio da otimização do aprendizado, e suas experiências adquiridas durante a graduação de enfermagem, construindo um forte elo entre a docência e a qualidade na assistência dos futuros profissionais enfermeiros, tornando capaz de complementar seus conhecimentos, adquirindo mais destreza e habilidades, capacidade de comunicação e postura ética, aspectos inerentes a profissão de enfermagem. Objetivo: Apresentar reflexões sobre a experiência de ser monitor da disciplina de semiologia e Semiotécnica enquanto acadêmicos de enfermagem na assistência profissional em campo de estágio. Metodologia: Trata-se de um relato de experiências vivenciadas enquanto monitores da disciplina de Semiologia e Semiotécnica e acadêmicos atuantes no campo de estágio do curso de Enfermagem na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. As atividades de monitoria foram desenvolvidas no semestre 2017.1 por discentes-monitores do 6º período de enfermagem. Realizou-se uma análise crítica referente aos reflexos das atividades desenvolvidas como monitores da disciplina sobre a assistência enquanto acadêmicos de enfermagem atuantes em campo de estágio. Discussões e Resultados: Pôde-se observar que a assistência da enfermagem enquanto acadêmicos no campo de estágio apresentou-se bem mais ativa e sincronizada, evidenciando as competências e habilidades necessárias para uma atuação de qualidade do profissional de enfermagem, adquiridas durante o exercício da monitoria, contextualizando os conteúdos dos componentes com a realidade encontrada nos serviços de saúde. No entanto é necessário refletir sobre a conciliação da dupla jornada, que pode torna-se exaustiva, predispondo o discente-monitor a fatores estressores que em longo prazo poderão apresentar um feedback negativo na vida acadêmica e pessoal. Conclusão: A monitoria trouxe para o acadêmico-monitor crescimento pessoal e profissional, oportunizando o espírito de equipe e liderança. Além do aperfeiçoamento do potencial acadêmico, a monitoria proporcionou qualidade nas habilidades técnicas de enfermagem, ética, capacidade de observação crítica e segurança, tornando os acadêmicos mais confiantes ao entrar em contato com o paciente. Referências: SILVA, D.A; BELO, R.N; MORAIS, M.L. Experiências e reflexões de monitoria: contribuição ao ensino-aprendizagem. Scientia Plena, v. 8, n. 7, 2012.