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Anais - 20º CBCENF

Resumo

Título:
ARCO DE MAGUEREZ: CONSTRUINDO UM PROCESSO EDUCATIVO E REFLEXIVO EM UM CENTRO CIRÚRGICO
Relatoria:
ALINNE SUELMA DOS SANTOS DINIZ
Autores:
  • KEZIA CRISTINA BATISTA DOS SANTOS
  • AGOSTINHA PEREIRA ROCHA NETA
  • BÁRBARA REGINA SOUZA DA SILVA
  • GABRIELA SELLEN CAMPOS RIBEIRO
  • APOANA CÂMARA RAPOZO
Modalidade:
Pôster
Área:
Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O centro cirúrgico (CC) refere-se a um espaço dentro da unidade hospitalar destinado a cirurgias de baixa, média e alta complexidade e/ou realização de exames. No centro cirúrgico a dinâmica de trabalho, aliada ao relacionamento entre os profissionais que atuam na referida unidade, deve acontecer de forma harmoniosa, o que por vezes não é observado. Objetivo:Utilizar a Metodologia da Problematização do Arco de Maguerez para propor soluções ao problema identificado em um centro cirúrgico de um hospital universitário. Metodologia: Utilizou-se o Arco de Maguerez em suas cinco etapas: observação da realidade, identificação dos problemas, teorização do problema, hipóteses de solução e aplicação à realidade. Resultados:Através da observação da realidade identificou-se como problema a dificuldade na comunicação e relacionamento interpessoal entre os profissionais. Pontos chaves:Comunicação deficiente ou falha na comunicação; formação de “guetos” profissionais; sobrecarga de trabalho e funções.Teorização do problema: A comunicação é uma ferramenta importante para o trabalho no CC, passando a ter a função de promover o relacionamento entre as pessoas. Sua desarmonia interfere na dinâmica de funcionamento do serviço e no trabalho em equipe, podendo gerar danos à saúde desses profissionais e dos pacientes. Hipóteses de solução: Melhora da comunicação e do relacionamento interpessoal entre os profissionais; estimular a resolução de conflitos com diálogo participativo; aprimorar o convívio no setor. Aplicação à realidade: estímulo à busca de melhor comunicação e consequentemente melhor relacionamento interpessoal multiprofissional, escuta humanizada, resolução de conflitos. Conclusão: O do Arco é uma alternativa de ensino reflexivo e construtivo, sendo um referencial teórico-metodológico que possa ajudar o profissional no seu trabalho com o conhecimento teórico-prático. O desenvolvimento do pensamento crítico aperfeiçoou a compreensão da importância da manutenção harmoniosa da comunicação e relacionamento interpessoal no setor estudado. Referências:CAREGNATO, R. C. A. Estresse da equipe multiprofissional na sala de cirurgia: um estudo de caso. Porto Alegre (RS): UFRGS/Escola de Enfermagem; 2012. MARTINS, C.C.F et al. Relacionamento Interpessoal da Equipe de Enfermagem x Estresse: limitações para a prática. Cogitare Enferm.2014. OLIVEIRA, T. R, SIMÕES, S. M. F. As faces da comunicação na prática da enfermagem: Uma pesquisa bibliográfica.Rev.bras.enferm,2010.