Anais - 20º CBCENF
Resumo
Título:
O ADOLESCER SAUDÁVEL: EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA
Relatoria:
BEATRIZ FRANÇA ALENCAR
Autores:
- Alexandre Tadashi Inomata Bruce
- Mirelly Tavares Feitosa Pereira
- Ana Katly Martins Gualberto Vaz
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A adolescência é o período marcado por diversas transformações hormonais, físicas, psicológicas e comportamentais, portanto é comum que essa fase da vida seja repleta de dúvidas e de novas descobertas. A necessidade do autoconhecimento e a busca por novas experiências levam os adolescentes a terem atitudes que refletirão na sua vida adulta, por isso, devem ser orientados de maneira efetiva sobre os temas comuns da faixa etária. OBJETIVO: Descrever a experiência de acadêmicos de Enfermagem no Programa de Atividade Curricular de Extensão (PACE), denominado “Adolescer Saudável”. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência construído a partir de práticas de Educação em Saúde, sendo o público alvo adolescentes de uma escola pública da cidade de Manaus-AM. Para a escolha dos temas primeiramente foi realizado diagnóstico situacional. Utilizou-se de metodologias ativas através de dinâmicas e roda de conversa, no final de cada atividade os adolescentes escreviam suas dúvidas sem se identificar, sendo sanadas naquele momento, o feedback das atividades realizadas se deu através do formulário para a avaliação do desenvolvimento da temática. RESULTADOS/DISCUSSÃO: Foram abordados assuntos referentes às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), Métodos Contraceptivos, Gravidez na Adolescência e Bullying, Observou-se a participação ativa dos adolescentes durante a explanação dos conteúdos, houve interesse em sanar as dúvidas e discutir sobre situações reais. Ao término do PACE 84,2% dos adolescentes avaliaram as atividades como Muito Satisfeitos, 10,5% Surpresos e 5,3% Pouco Satisfeitos; 0% de Dúvidas e/ou Insatisfeitos, isso demonstra a excelência nos métodos de abordagem com esse público. CONCLUSÃO: Os temas abordados foram relevantes para os adolescentes, sendo bastante corriqueiros no dia-a-dia, fica perceptível que a adolescência é uma fase cheia de mudanças que geram muitas dúvidas, logo, a educação em saúde é uma importante estratégia a ser trabalhada com esse público, no sentido de promover a saúde. Além disso, como futuros profissionais na área da saúde, sabe-se que somos multiplicadores de conhecimento, então, a proposta da extensão contribuiu para a nossa formação, proporcionando novas experiências. REFERÊNCIAS: QUIROGA, F. L.; VITALLE, M. S. S.. O adolescente e suas representações sociais: apontamentos sobre a importância do contexto histórico. Physis. Rio de Janeiro, v. 23, n. 3, p. 863-878, 2013.