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Anais - 20º CBCENF

Resumo

Título:
O ENSINO DA LIDERANÇA: PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DE ENFEMAGEM
Relatoria:
MAGDA FERREIRA CERQUEIRA
Autores:
  • Vanessa da Rocha Boaventura
  • Paula Luiza Santos da Hora
  • Edlaneise da Silva Santana
  • Vaneska Brito Ferreira
  • Simone Coelho Amestoy
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: a liderança é uma competência profissional intrínseca ao trabalho da(o) enfermeira(o), capaz de auxiliar no processo de tomada de decisões, no gerenciamento de conflitos, na coordenação da equipe e no planejamento do cuidado. Desta forma, apresenta-se como um fator facilitador de suas atividades de gerenciamento da instituição, da equipe de enfermagem e da assistência ao paciente. Permite assim oportunizar, potencializar e qualificar a assistência disponibilizada nos serviços de saúde e está diretamente relacionada a organização, confiança e direcionamento da equipe. OBJETIVOS: objetivou-se conhecer o entendimento dos discentes de enfermagem sobre o ensino da liderança. MÉTODOS: trata-se de um estudo qualitativo, do tipo descritivo e exploratório, no qual participaram 40 discentes matriculados regularmente no curso de graduação em Enfermagem de uma instituição de ensino federal localizada no estado da Bahia, sendo dois representantes de cada semestre. A coleta ocorreu de junho a setembro de 2016, foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas, cujas informações foram analisadas conforme análise temática. O estudo tem aprovação do Comitê de Ética, sob o protocolo de número 1.479.217. RESULTADOS: os discentes associam liderança à coordenação, gerenciamento e trabalho em grupo, apontando que para isto é necessário manter boas relações interpessoais, escuta qualificada, respeito, conhecimento e próatividade. Revelam que há uma carência no ensino da liderança e que este tema é pouco abordado durante a graduação. No entanto, os participantes acreditam que certas atividades podem potencializar o ensino da liderança, tais como: trabalhos em grupos, seminários integrados, discussão de casos problema. Quanto as estratégias, os discentes sugerem a abordagem da temática de forma transversal na graduação e/ou a disponibilização de componente optativo sobre a temática. CONCLUSÕES: com a elaboração deste trabalho foi possível conhecer o entendimento dos estudantes de enfermagem sobre liderança e ressaltar que há necessidade de reforçar as discussões acerca do assunto na graduação. O ensino da liderança tem um papel fundamental na formação dos estudantes, visto que é uma competência profissional imprescindível para o enfermeiro.