LogoCofen
Anais - 20º CBCENF

Resumo

Título:
INICIAÇÃO CIENTIFICA EM UM PROJETO DE PESQUISA ACERCA DO ENSINO DA LIDERANÇA NA ENFERMAGEM
Relatoria:
MAGDA FERREIRA CERQUEIRA
Autores:
  • Paula Luiza Santos da Hora
  • Edlaneise da Silva Santana
  • Vanessa Rocha Boaventura
  • Iana Eglen Abbud Viana
  • Simone Coelho Amestoy
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: a participação em projetos de iniciação científica é voltada para estudantes das universidades brasileiras como uma atividade realizada durante a graduação, na qual o discente é iniciado no universo da ciência, e vivência experiências vinculadas a um projeto de pesquisa, elaborado e desenvolvido sob a orientação do docente. Objetivo: entender a relevância da iniciação científica para estudantes de graduação em enfermagem, em um projeto de pesquisa voltado para o estudo do ensino da liderança em uma universidade pública da Bahia. Metodologia: as estudantes iniciaram suas atividades na iniciação científica em março de 2016. Primeiramente foram realizadas leituras e buscas de artigos científicos em bases de dados para melhor compreensão e domínio da temática liderança, após esta etapa iniciou-se a coleta de dados com os discentes da instituição por meio de entrevista semi-estruturada. Em seguida, ocorreram as transcrições e análises das entrevistas e produção de artigos, bem como, elaboração de resumos para eventos científicos. Dentre as atividades exercidas, houve também a participação nas reuniões do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração dos Serviços de Enfermagem – GEPASE. Resultados: a inserção das graduandas no projeto de iniciação científica oportunizou o hábito de leitura de artigos, compreensão da metodologia da pesquisa qualitativa, estimulou o interesse pela produção acadêmica, ampliando de forma significativa seu olhar sobre o universo da ciência. Possibilitou ainda o exercício da responsabilidade e disponibilidade para o cumprimento das tarefas, assiduidade e pontualidade nos compromissos que envolvem o projeto, colaboração com colegas do grupos e estreitamento da relação docente/discente. Conclusão: foi possível adquirir conhecimento por meio da participação do projeto de iniciação cientifica acerca da liderança e sua importância em todas as atividades do enfermeiro sendo capaz de unir o grupo, de representar e de conduzir em busca de seus objetivos e anseios em comum, mantendo relações interpessoais positivas. Entende-se também a importância da inclusão do graduando em enfermagem na participação de grupos de pesquisa pois possibilita desenvolvimento da análise crítica, escuta, fala, maturidade intelectual e entendimento da ciência.