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Anais - 20º CBCENF

Resumo

Título:
A EXPERIÊNCIA COM A CRIAÇÃO DE UMA LIGA ACADÊMICA DE CUIDADOS PALIATIVOS: TRANSPOSIÇÃO DE DESAFIOS
Relatoria:
SARAH GAZARRA FERREIRA SILVA
Autores:
  • Daniel Rodrigues Pereira
  • Joyce Assunção Barros
  • Raquel Lima Dornfeld
  • Carla Maria Silvano
  • Leila Aparecida Kauchakje Pedrosa
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Sabe-se que as ofertas de disciplinas de cuidados paliativos (CP) nas matrizes curriculares dos cursos da área de saúde são incipientes e diversos autores recomendam a inserção destes conteúdos. Como forma de preencher esta lacuna, atividades extensionistas e de ensino são estratégias adequadas para sanar esta falta. Cuidados paliativos focam no indivíduo portador de enfermidade ameaçadora da continuidade da vida, necessitando ser compreendido como ser ativo, com direito à informação e autonomia. Objetivo: Relatar as dificuldades e facilidades da condução de uma Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos (LACP) em uma instituição de ensino superior (IES). Metodologia: Relato de experiência sobre a condução da LACP de uma IES do interior de Minas Gerais. Resultados: Fundada em outubro de 2015, a LACP oferece aos participantes uma forma de apreender sobre CP de forma dinâmica e interativa, introduzindo um recurso palpável, favorecendo a discussão de assuntos pertinentes. Dentre as dificuldades encontradas, ressalta-se a disposição de profissionais e docentes que abordem amplamente as temáticas propostas. Não raras vezes, a diretoria necessitou se aprofundar, autodidaticamente, em determinados tópicos, compartilhando o aprendizado com os participantes. Isto resulta em um aprimoramento superficial, que, embora tenha seu valor, alinha-se mais com a construção mútua de saberes do que com uma atividade acadêmico-científica. Não obstante, observa-se um progressivo interesse dos acadêmicos e dos profissionais. Estes últimos têm procurado a LACP para compreender mais sobre CP e afirmam a necessidade do aprendizado para um melhor cuidado. Obtivemos feedbacks positivos em relação aos encontros, principalmente quando abordamos situações que aproximam a teoria com prática. Conclusão: A LACP configura-se como ferramenta de contribuição para o ensino e excelência na formação profissional. A mudança do paradigma de cuidado ao final da vida é condicionada pela formação inclusiva e abrangente de recursos humanos em saúde cujo compromisso com a dignidade da vida humana seja ampliado e sedimentado na prática.