Anais - 20º CBCENF
Resumo
Título:
DOUTORES DA ENFERMAGEM - A TERAPIA LÚDICO COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
Relatoria:
THIAGO WILLIAM BARROS CUNHA
Autores:
- Thiago Vital Barroso
- Marcos Vinicius da Costa Fernandes
- Carla Rebeca da Silva Campos
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O lúdico é um trunfo no processo de adaptação e aceitação por parte da criança ao ambiente hospitalar uma vez que promove a interação entre criança, família e profissional, tornando o ambiente alegre, agradável e descontraído, favorecendo o tratamento, além de retirar, mesmo que momentaneamente, o foco da doença. O projeto Doutores da Enfermagem, visa transformar o clima estressante do ambiente hospitalar em um clima acolhedor e harmonioso, realizando a interação entre a família, paciente e profissional. Objetivo: Relatar a experiência sobre a atividade lúdica como ferramenta para a assistência de enfermagem pediátrica. Procedimentos Metodológicos: Trata-se de um relato de experiência acerca do projeto Doutores da Enfermagem, desenvolvido na cidade de Manaus-AM, do período de abril a outubro de 2016 no Pronto Socorro da Criança da Zona Sul. Resultados: A prática lúdica demonstrou-se eficaz, tendo em vista a participação e aceitação das crianças e familiares. Há a mística por parte de alguns profissionais de que se trata apenas de brincar, todavia o lúdico é ciência, uma vez que facilita o entendimento do menor a situação ao qual está vivenciando, motivando-o a aceitar e prosseguir o tratamento no ambiente intra e extra-hospitalar. Considerações: O lúdico no ambiente hospitalar proporciona a melhor compreensão e aceitação da criança ao novo ambiente e tratamento a qual está sendo submetida, cabendo ao enfermeiro ser o protagonista , pondo em prática os ensinamentos da sala de aula dentro da enfermaria a qual coordena , estimulando a sua equipe a realização adequada da ciência do lúdico.