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Anais - 20º CBCENF

Resumo

Título:
COMUNICAÇÃO NO TRABALHO DE GESTÃO EM ENFERMAGEM
Relatoria:
KAMANDA SABINO BATISTA
Autores:
  • Kelly Cristina da Costa Soares de Azevedo
  • Maria Bernadete de Sousa Costa
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
A comunicação é um elemento do perfil gerencial do enfermeiro que, quando feita de forma clara e eficiente, permite a identificação de problemas individuais e coletivos da população e a aproximação do enfermeiro a sua equipe e demais profissionais. Este estudo objetiva averiguar o conhecimento produzido sobre a importância do processo comunicativo no trabalho gerencial do enfermeiro em diferentes contextos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica acerca das publicações nacionais sobre comunicação na enfermagem no período 1998 a 2011, na base de dados eletrônicos da literatura LILACS e MEDLINE e registrados em instrumento específico. Dentre os trabalhos coletados comprovou-se 18 publicações que abordaram: Relação entre Comunicação e Gerência(6), Comunicação e Gerência no Âmbito Hospitalar(6), Comunicação e Gerência em UBS(4) e Comunicação e Gerência com foco no paciente (2). Considerando que a produção de conhecimento sobre comunicação pode contribuir para o trabalho de gestão do enfermeiro, estudiosos apontaram falhas nesse processo, principalmente entre o enfermeiro líder e sua equipe, dificultando o desempenho nos diversos contextos. Com base na literatura pesquisada, apreende-se a comunicação como uma forma de interação, um meio de entendimento entre as pessoas e um instrumento para transmitir informações de modo verbal. Entende-se que a comunicação deverá ser clara, a fim de integrar a equipe e garantir objetivos e metas em comum, a fim de favorecer um diálogo efetivo entre a equipe multiprofissional. Vale salientar a importância da comunicação para assegurar qualidade à passagem de plantão e à continuidade da assistência, como se dá a comunicação no papel gerencial e seus resultados positivos interprofissional e entre profissional e cliente. Este estudo também revelou que para ser exercida uma gerência de qualidade é necessário ao enfermeiro manter uma boa comunicação com todos os indivíduos que fazem parte do seu cenário de prática e inovar cada vez mais para alcançar resultados promissores. Portanto, considerando os dados encontrados nesta revisão bibliográfica, percebeu-se a necessidade de mais pesquisas com ênfase na comunicação e gerenciamento, visto que foram encontradas poucas publicações, deixando uma lacuna na literatura. BROCA, P. V; FERREIRA, M. A. Equipe de enfermagem e comunicação: Contribuições para o cuidado de enfermagem. REBEN, v.65, n.1, 2012.