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Anais - 20º CBCENF

Resumo

Título:
EDUCAÇÃO PERMANENTE: UMA ESTRATÉGIA PARA FORTALECIMENTO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE
Relatoria:
BRUNA MELO AMADOR
Autores:
  • AURIMERY GOMES CHERMONT
  • PAULA GABRIELLE GOMES CANDIDO
  • NAJARA PAIVA DOS SANTOS
  • SUELEN TRINDADE CORREA
  • KAMYLLY REINA CARNEIRO DE MENDONÇA
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Educação Permanente/continuada para profissionais que atua no sistema único de saúde (SUS) é uma estratégia para melhorar a formação e, consequentemente, fortalecer o SUS, possibilitando, ao mesmo tempo, o desenvolvimento pessoal e o desenvolvimento das instituições. A educação permanente tem como diretriz a valorização do trabalhador e o trabalho em saúde, assim como fomentar práticas educacionais em espaços coletivos de trabalho, fortalecendo o trabalho em equipes multiprofissionais, promovendo o aprendizado por meio da adoção de metodologias ativas e críticas que favorece a autonomia e a corresponsabilização do processo de trabalho. Desta forma, é de suma importância que os profissionais de saúde que atua com neonato tenham conhecimentos específicos prevenção e promoção da saúde, exames de triagem neonatal e doença que são diagnosticadas nessa fase da vida. OBJETIVO: Relatar experiência vivenciada por enfermeiras durante ação de capacitação da equipe de uma estratégia de saúde da família (ESF). METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência do tipo descritivo realizado por enfermeiras vinculadas a secretaria municipal de saúde e ao programa de residência multiprofissional da Universidade Federal do Pará – UFPA, a partir da vivencia na Atenção Básica, a ação aconteceu devido à necessidade de capacitação da equipe de uma ESF, a temática foi Anemia falciforme, sendo escolhida a partir da percepção da deficiência dos profissionais em conhecer a patologia. Treinamento foi desenvolvido pela residente em conjunto com a enfermeira. Teve com público os profissionais da equipe, sendo estes, agentes comunitários de saúde, técnico de enfermagem e médica. Utilizou-se de matérias didáticos, como slides e “Hemácias de papel” para demonstrar a forma saudável e a forma de foice, para facilitar a compreensão de todos. RESULTADOS: A Atenção Básica efetua diversas atividades voltadas para prevenção, promoção e recuperação da saúde. Para que essas ações sejam desenvolvidas com máximo de eficiência e eficaz é precisa que os profissionais estejam capacitados pra a tal atuação. Atividade foi realizada na própria unidade de saúde, os profissionais participantes estiveram sentados em forma de círculos. Primeiramente foi abordada a doenças, causas, diagnóstico, tratamentos e complicações, pode se perceber uma interação da equipe em discussão sobre a temática, relatando situações já vividas, teve diversos questionamentos e participação.