Anais - 20º CBCENF
Resumo
Título:
ATUAÇÃO DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM NO ÂMBITO HOSPITALAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
HEMESON TORRES MANGUEIRA
Autores:
- Ariane Moreira Coelho
- Daniele Rodrigues da Silva
- Danielly Barbosa Rodrigues
- Maria Danielly da Silva Rodrigues
- Flaviana Dávila de Sousa Soares
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A atuação dos acadêmicos de enfermagem no âmbito hospitalar é de suma importância para a formação de profissionais capacitados, conhecedor das diversas dificuldades encontradas nos sistemas de atendimentos e que principalmente adapta-se a essa realidade e ao mesmo tempo consegue modifica-la, proporcionando aos pacientes uma assistência humanizada e de qualidade. Objetivo: Expor a importância da atuação dos acadêmicos de Enfermagem na assistência prestada a pacientes na rede hospitalar, tanto para o aprimoramento de conhecimentos e práticas como para o seu crescimento profissional. Métodos: Esse estudo consiste em um relato de experiência decorrentes de aulas práticas realizadas nos meses de março e abril do corrente ano, durante a disciplina de Semiologia e Semiotecnica em Enfermagem II, do curso de graduação em Enfermagem. As aulas práticas ocorreram em um hospital do sertão da Paraíba. Resultados: Perante as práticas realizadas no decorrer da disciplina Semiologia e Semiotécnica II, percebeu-se que as aulas práticas são fundamentais para a formação profissional, tendo em vista que o mesmo oferece recursos físicos e humanos que proporcionam ao acadêmico realizar as práticas estudadas na academia. Apesar das aulas práticas oferecerem diversos benefícios, ainda encontra-se fragilidades, tendo em vista que a carga horária das mesmas é reduzida. Considerações finais: Através desse estudo percebeu-se a importância da atuação dos acadêmicos de enfermagem durante a assistência prestada aos pacientes no ambiente hospitalar e a necessidade da intensificação da atuação nesse campo, tendo em vista a contribuição para o aperfeiçoamento das técnicas e teorias estudadas em sala de aula, além de despertar um olhar diferenciado para essa assistência.