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Anais - 20º CBCENF

Resumo

Título:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA
Relatoria:
ALANA PRISCILLA DA SILVA VIANA
Autores:
  • CARLA MARINA NETO DAS NEVES LOBO
  • ANA CRISTINA DA SILVA OLIVEIRA
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução:Ao analisar o problema na área de saúde pública no Brasil de maneira contextualizada, descobrimos a complexidade de sua explicação e a necessidade de intervenções articuladas tanto intersetorialmente quanto nos vários níveis de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Educação em Saúde tem como pressuposto uma combinação de oportunidades que facilitem a promoção e manutenção da saúde, sendo assim, não podemos entende-la apenas como transmissão de conteúdos, comportamentos e hábitos de higiene do corpo e do ambiente, mas também como adesão de práticas educativas por parte dos sujeitos, fazendo com que estes sujeitos desenvolvam sua própria autonomia. Objetivos:Constitui-se como objetivo do estudo, compreender como a prática educativa em enfermagem tem sido registrada historicamente na literatura brasileira no período de 2001–2016, visando identificar a correlação entre práticas educativas em enfermagem e a política do Sistema Único de Saúde. Metodologia:Trata-se de uma revisão integrativa de literatura.O levantamento dos artigos foi realizado por meio das seguintes bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Base de Dados de Enfermagem, Medline e Integralidade. Resultados: Após a análise das publicações selecionadas observou-se a prevalência de alguns assuntos tratados, sendo possível organizá-los em três categorias: a primeira categoria evidencia o olhar que a população tem sobre a Educação em Saúde e se a Educação em Saúde tem contribuído de alguma maneira para as mudanças de hábitos desses clientes; a segunda registra o quão importante é, a educação em saúde para o profissional. Por fim, o estudo verifica se a Educação em Saúde realmente acontece no dia-a-dia, como está previsto nas diretrizes do SUS. Conclusão: Conclui-se, que a educação em saúde ainda não acontece como previsto nas diretrizes do Sistema Único de Saúde, e isso retarda as mudanças de hábitos necessários para que se alcance um modelo de saúde adequado.