LogoCofen
Anais - 20º CBCENF

Resumo

Título:
RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO INTERDISCIPLINAR SER ENFERMEIRO
Relatoria:
ALESSANDRA INAJOSA LOBATO
Autores:
  • SARAH MACIEL INAJOSA
  • CLODOALDO CHAVES DE MELO JUNIOR
  • LIZANDRA LEAL DE SOUSA
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: As abordagens pedagógicas na perspectiva da interdisciplinaridade podem aproximar o educando da realidade. A interdisciplinaridade é o exercício de alguma coisa que se faz entre um objeto voluntarista (objeto que acreditamos fazer, temos vontade de fazer, uma espécie de estímulo para fazer) e, ao mesmo tempo, é qualquer coisa que vai acontecendo, está sendo feita, quer queiramos ou não. Objetivo: Apresentar a profissão de Enfermagem aos concluintes do ensino médio da Escola Estadual Gabriel de Almeida Café, chamando a atenção para a diversidade da profissão e a inserção no mercado de trabalho. Metodologia: Relato de experiência do projeto interdisciplinar desenvolvido por acadêmicos e docentes do 3º semestre do curso de Enfermagem da Faculdade Estácio de Macapá. Resultados: Participaram do projeto 660 pessoas, as atividades desenvolvidas foram: palestras de sensibilização com temática voltada para saúde pública, avaliação de IMC e pressão arterial, também com orientações sobre obesidade e sedentarismo, exposição de peças anatômicas, bem como, explanação da fisiologia dos órgãos do corpo humano. Conclusão: Dentre as avaliações realizadas em relação ao IMC dos adolescentes e jovens, foi identificado que 54% estão com o peso ideal segundo a classificação em relação ao IMC pelo Ministério da Saúde, porém 26,89% apresentou índice de baixo peso o que nos instiga a realizar a exposição de tais dados e realizar sensibilização de combate à desnutrição visto que pode contribuir com vários fatores negativos, um dele e o baixo aprendizado. Referências: GATTÁS, Maria Lúcia Borges; FUREGATO, Antonia Regina Ferreira. A interdisciplinaridade na educação. Northeast Network Nursing Journal, v. 8, n. 1, 2016. GUBERT, Edilmara; DO PRADO, Marta Lenise. A prática pedagógica na educação profissional em enfermagem: desafios para a interdisciplinaridade. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 13, n. 2, p. 285-95, 2011.