Anais - 20º CBCENF
Resumo
Título:
CONSTRUÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA A MONITORIA DE ENFERMAGEM SOBRE FERIDAS
Relatoria:
SARA DO NASCIMENTO CAVALCANTE
Autores:
- Huana Carolina Cândido Morais
- Thecia Larissa da Silva Ribeiro
- Giselly Holanda da Cunha
- Naiara Barros Nojosa
Modalidade:
Pôster
Área:
Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A monitoria é um método que viabiliza a troca de conhecimentos entre monitor e acadêmicos, buscando facilitar a compreensão dos alunos sobre o conteúdo estudado. Nesse contexto, decidiu-se elaborar uma estratégia educativa sobre feridas, de fácil aplicação, com estímulo ao diálogo, trabalho em equipe e maior participação dos acadêmicos. Buscou construir uma tecnologia utilizada nas monitorias sobre o tratamento de feridas do curso de Enfermagem. Trata-se de um relato de experiência do tipo descritivo com abordagem qualitativa; referente à construção e aplicação de um jogo com acadêmicos durante as monitorias da disciplina de Tecnologias do Processo de Cuidar de um centro universitário de Quixadá-CE, em outubro de 2016. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa nº 1.772.679. Inicialmente, foi realizada busca em bases de dados com os descritores ‘estratégia educativa’, ‘monitoria’ e ‘enfermagem’, nas quais não foram identificadas tecnologias condizentes com os objetivos do estudo. Assim, optamos por construir um jogo de cartas. Em seguida, criamos um plano de ensino para nortear a estratégia. O jogo explorava os tipos, fatores de risco e características das feridas; insumos para curativos e plano de cuidados de Enfermagem. Seu design foi criado no programa Corel Draw X7® com auxílio de imagens encontradas no “Google©”. Cada carta possuía 10x7 cm e foi impressa em papel couchê. O jogo era constituído por 46 cartas, dessas 7 continham imagens de feridas, 7 casos clínicos, 6 cartas com perguntas e 26 com imagens de materiais. Os participantes iam somando pontos até todas as cartas serem abordadas. A aplicação da estratégia educativa ocorreu com a participação de 20 alunos na monitoria sobre cuidados com feridas. Após a aplicação, percebeu-se que a estratégia facilitava o processo de ensino-aprendizado, proporcionando maior interação entre os alunos e momentos de discussão sobre a temática, ajudando a desenvolver o raciocínio clínico dos mesmos, possibilitando a construção de planos de cuidado para cada situação. Oferecendo assim, informações relevantes para auxiliar na prática clínica dos futuros profissionais. Muitos ao final do jogo elogiaram a estratégia. É notória a importância do uso de estratégias educativas no aumento do aprendizado, oferecendo informações técnico-científicas, a fim de facilitar a troca de conhecimentos sobre a temática e estimular o raciocínio crítico através do lúdico; tornando-se, necessário o estímulo a estas práticas.