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Anais - 20º CBCENF

Resumo

Título:
SISTEMA KANBAN INFORMATIZADO: TÉCNICA IMPLANTADA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
Relatoria:
PRISCA DARA LUNIERES PEGAS COÊLHO
Autores:
  • Thiago Vital Barroso
  • Suélida Menezes Barrêto
  • Andreza Marreira de Lima Pinto
  • Gretry Preacy Vieira de Andrade
  • Valdelanda de Paula Alves
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Kanban é uma expressão japonesa, desenvolvida pela Toyota, com origem nos cartões utilizados nas empresas para solicitar componentes e outros equipamentos da linha de produção. Para Domingos (1996) o método Kanban é utilizado para assegurar a eficiência da produção, disciplinar o fluxo de materiais, autocontrole do sistema de programação. Na área da saúde, o método Kanban está sendo adaptado com o objetivo de melhorar o fluxo e resolutividade dos pacientes, diminuir a longa permanência dos pacientes e melhorar a qualidade no atendimento (FELIX, 2013). Objetivo: Relatar a implantação do Sistema Kanban informatizado em um hospital universitário. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo produção técnica, desenvolvido pelos Residentes de Enfermagem do Programa Neurofuncional do Hospital Universitário Getúlio Vargas em solicitação da Chefia da Unidade Neuromuscular com o objetivo de adaptar o método Kanban utilizado em quadros para o método informatizado. Resultados: A implantação iniciou em 2014, como uma estratégia para a resolução de um nó crítico identificado no Plano Diretor Estratégico. O Kanban foi implantado primeiramente na Clínica Cirúrgica por meio de um quadro que identificava o nome, a idade, o diagnóstico, e a especialidade de cada paciente, e ao lado era sinalizado nas cores verde, amarelo e vermelho, significando respectivamente, dentro do tempo previsto de internação, perto do tempo previsto para alta hospitalar, e passou do tempo previsto de internação. O delineamento do projeto informatizado adaptando o Sistema Kanban para a plataforma Trello® ocorreu na Unidade Neuromuscular em 2016 e atualmente o processo de implantação ocorre em todas as unidades do hospital. Conclusão: O sistema Kanban no hospital é possível identificar o paciente, identificar a equipe responsável, indicar o tempo de permanência, entre outros. Portanto, a implantação desse método, melhorou a gestão das unidades fortalecendo toda a equipe assistencial.