Anais - 20º CBCENF
Resumo
Título:
COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DO ENFERMEIRO: DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
Relatoria:
Natanael Feitoza Santos
Autores:
- Fernanda Mirelly Freitas Menezes
- Gabriella Cristina Macêdo Correia Andrade
- Tayrine Santos de Santana
- Paulo Autran Leite Lima
- Juliana de Oliveira Musse Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
A competência pode ser entendida como conhecimentos agregados a habilidades e atitudes exercidos durante a prática profissional. Desenvolver as competências é papel pessoal do enfermeiro, pois é a partir delas que se constrói um profissional de qualidade com capacidade para gerenciar a unidade e a equipe de enfermagem visando uma boa assistência, devendo começar a ser desenvolvida durante a universidade. O objetivo é descrever as competências gerenciais do enfermeiro de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s). Trata-se de uma revisão integrativa, elaborada a partir da leitura de três artigos nacionais, com delimitação de ano de publicação de 2014 a 2016, indexados nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Google Acadêmico, utilizando os descritores: competência profissional, enfermagem e gestão. As DCNs destacam as seguintes competências e habilidades gerais: “Atenção à saúde”, capacitação dos profissionais para desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo; “Tomada de decisão”, capacidade de avaliar, ter pensamento crítico e raciocínio lógico para sistematizar e decidir as condutas mais adequadas; “Liderança”, processo que envolve compromisso e responsabilidade, onde um é induzido a dedicar-se aos objetivos defendidos ou compartilhados pelo líder, para um gerenciamento de modo efetivo e eficaz; “Educação permanente”, deve fazer parte da vivência dos profissionais propiciando crescimento pessoal e profissional por meio de práticas que transforme-os em trabalhadores inovadores, atualizados e capacitados; “Comunicação”, diz respeito ao ato de comunicar-se fora ou dentro da instituição, com clientes e outros profissionais, deve saber se comunicar e gerenciar a comunicação para uma melhor interação e troca de confiança; “Administração e gerenciamento” tanto da força de trabalho quanto dos recursos físicos e materiais da informação da mesma forma que devem estar preparados a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde. Conclui-se que as competências ao serem apresentadas pelas DCNs, há um maior incentivo para que o acadêmico busque desenvolver essas habilidades e aplique-as em sua vida profissional, pois é a partir dessas habilidades que se constrói um profissional de qualidade.