LogoCofen
Anais - 20º CBCENF

Resumo

Título:
RESULTADOS DA GESTÃO PÚBLICA ESTADUAL DE GOIÁS: EFICIÊNCIA PELA UTILIZAÇÃO DO CONECTA-SUS
Relatoria:
HUILMA ALVES CARDOSO
Autores:
  • Albertino Dias Lira
  • Ana Flávia Coutinho
  • Elise Alves dos Santos
  • Wellington Pinheiro de Sá
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde/CONECTA-SUS é uma ferramenta, da gestão estadual, que tem como finalidade oferecer informações atualizadas, otimizar o planejamento da saúde no Estado, tomar decisões estratégicas e rápidas, fortalecer o Sistema Único de Saúde/SUS e proporcionar uma efetiva melhoria da qualidade de vida da população. As salas desse espaço têm equipamentos que permitem contato via internet, em tempo real, com as seis Superintendências e as 18 Regionais de Saúde do Estado de Goiás para efetivação de videoconferências. O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Estado de Goiás/Cerest Estadual tem como uma de suas atribuições oferecer educação continuada aos profissionais de saúde quanto aos temas relacionados a Saúde do Trabalhador, atendendo a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (Portaria/MS nº 1.823/2012) e a Política Estadual de Saúde do Trabalhador no Estado de Goiás (Portaria/GAB/SES-GO nº 323/2012), assim como, a Portaria/MS nº 204/2016, que define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional. A utilização desta ferramenta pelo CEREST objetivou instruir os profissionais de saúde, das Unidades de Referência do agravo Acidente de Trabalho com Exposição a Material Biológico, sobre a profilaxia pós-exposição a riscos ao Vírus da Imunodeficiência Humana/HIV de forma objetiva, rápida e econômica. Foram realizadas 15 capacitações, no período de novembro de 2015 até setembro de 2016, as quais atingiram 16 Regionais de Saúde, 37 municípios e 41 unidades. O fluxo de atendimento foi definido e pactuado nas reuniões das Comissões Intergestoras Regionais/CIR e Comissão Intergestora Bipartite/CIB. Essa experiência apresentou eficiência para a gestão pública estadual como: solução das dificuldades em relação a falta de disponibilidade das equipes para viagens tanto da área central como dos municípios, otimização do tempo de trabalho dos servidores e geração de economia com a redução de diárias e transporte para os cofres públicos do Estado de Goiás. Portanto, conclui-se que essa ferramenta conseguiu atender a necessidade de qualificar os profissionais de saúde das Unidades de Referência do agravo supracitado, no Estado de Goiás.