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Anais - 20º CBCENF

Resumo

Título:
CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA ACADÊMICA PARA PARASITOLOGIA NO CURSO DE ENFERMAGEM
Relatoria:
DEBORAH CRISTINA SANTIN
Autores:
  • Patricia Daiane Zanini
  • Renata Mendonça Rodrigues
  • Fabiane Pertille
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Parasitologia é a ciência que estuda os organismos vivos capazes de habitar outros organismos e dele tirar proveito¹. No curso de enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) os conhecimentos sobre a parasitologia são ofertados por meio de duas disciplinas: a parasitologia humana I e II, esta oferece aos acadêmicos o estudo da morfologia e biologia dos parasitos, doenças parasitárias humanas, métodos de diagnóstico e controle. A monitoria é um meio utilizado para aliar as aulas teóricas e práticas, integrando e realizando troca de informações entre discentes e docentes, com o intuito de haver uma maior assimilação do conteúdo. Objetivo: Relacionar o conhecimento teórico e prático desta disciplina com a área de formação do enfermeiro, para que o aluno desenvolva habilidade técnica dos conhecimentos passados em sala, de maneira que contribua aos acadêmicos que irão cursar a Parasitologia I e II para um melhor desempenho. Método: O acadêmico-monitor deve estar disponível para monitorias e plantão tira-dúvidas durante 20 horas semanais. Com isso, as monitorias são realizadas através de aulas práticas de microscopia, bem como aulas dinâmicas, e a discussão de estudos dirigidos que os auxiliam para melhorar a interpretação durante as provas teóricas da disciplina. Resultados: No decorrer das atividades ofertadas, notou-se a importância da monitoria devido a comunicação e confiança estabelecida entre o aluno e o monitor, contribuindo para o ensino-aprendizagem e no esclarecimento de dúvidas., tendo em vista que os alunos que participaram dessas monitorias tiveram um melhor aproveitamento do semestre. Conclusões: Contudo, é necessário que o monitor domine o conteúdo, ressaltando a importância desta matéria para instigar o aluno na busca por novos conhecimentos, auxiliando para um futuro profissional com enfoque na atenção primária à saúde, estimulando para o desenvolvimento profissional e de produção científica, trazendo uma breve e simplificada experiência da docência.