LogoCofen
Anais - 20º CBCENF

Resumo

Título:
O ACADÊMICO COMO PROTAGONISTA DE SEU APRENDIZADO ATRAVÉS DA METODOLOGIA ATIVA EM ENFERMAGEM
Relatoria:
NICOLLY BEATRIZ HACHBARDT
Autores:
  • Ana Cláudia Pereira Terças
  • Vagner Ferreira do Nascimento
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A sociedade atual é resultado de mudanças que ocorreram historicamente, fruto da adaptação às necessidades e oportunidades que surgem trazendo benefícios aos indivíduos. O ensino não fica distante deste pensamento, é necessário moldar-se as novas tendências pedagógicas objetivando a maior eficácia na formação. A metodologia ativa busca distanciar-se do velho modelo pedagógico no qual o conhecimento era transmitido predominantemente de forma passiva e expositiva, e aproximar-se de um ensino no qual o aluno precisa ser o protagonista de sua aprendizagem; o professor sendo despertador da curiosidade do aluno. O presente estudo busca relatar a experiência acadêmica através da aprendizagem por metodologias ativas. Trata-se de um relato de experiência, construído em junho de 2017, a partir de vivências oportunizadas na disciplina de saúde coletiva do curso bacharelado em Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) em referência ao período de março a junho de 2017. Inicialmente houve evidente receio dos alunos com relação à mudança proposta, no entanto desde o momento de sensibilização inicial foi possível perceber que o conhecimento seria construído pelos alunos e não somente verticalizado pelo docente. A apresentação de questões problemas e o constante contato com a prática cotidiana conduziam a observação de diversas realidades. As ações foram estruturadas inicialmente com a teorização do assunto através de estudos de casos apresentados em sala de aula, fornecendo suporte para o levantamento de hipóteses de solução e na aplicação real por meio da intervenção na comunidade, em unidades de saúde da família. Durante todo o processo houve o estimulo à reflexão e à partilha das experiências entre os acadêmicos para que o crescimento se desse não somente de forma individual como também coletivamente, este que utilizou-se de diferentes estratégias tecnológicas. Foi uma experiência diferenciada de aprendizado que envolveu de forma eficaz os docentes e discentes no processo de ensino-aprendizagem. A implementação das metodologias ativas proporcionaram inúmeras reflexões, crescimento pessoal e formação profissional, propiciando também a percepção da autonomia do acadêmico e visão de um novo perfil do profissional de enfermagem. REFERÊNCIAS: HERMIDA, P. M. V.; BARBOSA, S. S.; HEIDEMANN, I. T. S. B. Metodologia ativa de ensino na formação do enfermeiro: inovação na atenção básica. Rev. Enferm. UFSM, v. 5, n. 4, p. 683-691, 2015.