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Anais - 20º CBCENF

Resumo

Título:
O ENFERMEIRO NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA POSSIBILIDADE DOS INSTITUTOS FEDERAIS
Relatoria:
MARHLA LAIANE DE BRITO ASSUNÇÃO
Autores:
  • JOSE RENATO PAULINO DE SALES
  • Acassio Ferreira de Holanda
  • Wyara da Silva do Espirito Santo
  • Caroline de Pereira Moraes Morgado
  • Camila Tahis dos Santos Silva
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Trabalho, Ética e Legislação profissional
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O ambiente escolar deve ser considerado como um espaço importantíssimo para o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades das pessoas que nele estão inseridas, além de ser um período importante, onde crianças e adolescentes estão em uma etapa de crescimento e amadurecimento. Numa perspectiva de formação integral do estudante, no ano de 2007 foi criado o Programa Saúde na Escola (PSE), entretanto os Institutos Federais já trabalham nessa perspectiva do profissional de enfermagem dentro da escola há muito mais tempo, desde as escolas técnicas. O PSE, eles faz uma parceria entre as os enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde, e a escola pública, já os Institutos contam com o profissional exclusivamente para o ambiente escolar, o que proporciona um maior planejamento e ingresso de ações, de forma efetiva. Nesse contexto, a presente pesquisa tem justamente o objetivo de divulgar o papel dos enfermeiros dentro do ambiente escolar, e isso será realizado através de um relato de experiência. O relato perpassa pela experiência de uma enfermeira do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão), onde atua desde 2015. É importante entender que o estudante que ingressa na graduação em Enfermagem, não sabe muito bem em que área poderá atuar, só avaliava duas opções: Ou irá para rede hospitalar, ou para um Programa de Saúde da Família (PSF). A experiência do exercício da enfermagem no ambiente escolar, vem quebrando esses paradigmas estabelecidos anteriormente, algo frequente e que só ratifica esse paradigma são perguntas feitas pelos próprios colegas: E você faz o que lá? Se não tem remédio para que o enfermeiro na escola? A entender o enfermeiro na escola trabalha de forma interdisciplinar, com a psicologia, nutrição, pedagogia, inclusive junto aos professores em disciplinas que perpassam pela saúde. Neste ambiente são realizadas ações como: grupos de saúde e sexualidade, preventivos, campanhas de vacinação, orientações, oficinas na perspectiva de redução de danos, entre outras atividades. Estas, são ações que instigam os escolares a repensar seus valores de vida, sua individualidade, relacionamento social e familiar, dentre outros. É preciso quebrar o estigma de que ´saúde é a ausência de doença, que só existe enfermagem, se houver o médico para prescrever medicações. É uma luta diária, para o reconhecimento deste amplo campo em que a enfermagem pode atuar.