Anais - 20º CBCENF
Resumo
Título:
TECNOLOGIA EDUCATIVA SOBRE ÍNDICE GLICÊMICO PARA ORIENTAR PESSOAS COM DIABETES FUNDAMENTADA EM KING
Relatoria:
GLEUDSON ALVES XAVIER
Autores:
- Maria Vilani Cavalcante Guedes
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo:
Dissertação
Resumo:
Diabetes mellitus (DM) é uma doença crônica que tem relação com o estilo de vida adotado que, por vezes, está permeado pela adoção de hábitos insalubres. Pessoas nestas condições necessitam de tratamento contínuo e incorporar conhecimentos que contribuam para modificações de hábitos de vida. O enfermeiro tem participação efetiva nesse processo de mudanças e para fundamentar suas atividades, pode lançar mão da teoria do alcance de metas de King. Assim objetivou-se estabelecer metas dietéticas com pessoas diabéticas e cardiopatas em relação ao consumo de alimentos, com base nos seus índices glicêmicos, por meio da construção e utilização de uma tecnologia educativa denominada “balança de índice glicêmico”. Trata-se de estudo quase experimental, realizado de julho a dezembro de 2015, com 45 pacientes, acompanhados mensalmente em consultas de enfermagem. Inicialmente, mensurou-se as variáveis basais comportamentais, clínicas e sociodemográficas; em seguida desenvolveu-se a intervenção educativa demonstrando o índice glicêmico comparativa de alimentos ricos em carboidratos, hortaliças e frutas. Estabeleceu-se metas em acordo com os participantes, as quais foram reavaliadas mensalmente nos retornos; no sexto mês realizou-se a avaliação final dos desfechos. Os achados foram agrupados em tabelas e gráficos, cruzados e analisados por meio de estatística descritiva e analítica. Por meio das metas traçadas pela díade enfermeiro-paciente, 18,1% dos pacientes obesos reduziram IMC, 12,1% dos pacientes masculinos da amostra reduziram a circunferência abdominal para os parâmetros de normalidade, houve acréscimo de 22,2% ao total de pacientes normoglicêmicos, com redução da glicemia para índices inferiores a 130 mg/dl. Resultados certamente derivados da redução do peso dos pacientes. Concluiu-se que hábitos de vida podem ser modificados a partir da transação enfermeiro-paciente já que, das metas traçadas obtivemos 60% de êxito. A formação de consciência crítica e reflexiva sobre a denominação de saúde corrobora com o acréscimo da disposição para a mudança de hábitos de vida. Os pressupostos de Imogene King, como referencial teórico, foram utilizados como estrutura básica de todo o processo de educação em saúde, possibilitando a construção das metas e transações das quais a maior parte foram alcançadas.