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Anais - 20º CBCENF

Resumo

Título:
ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE POR ENFERMEIROS NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Relatoria:
MARHLA LAIANE DE BRITO ASSUNÇÃO
Autores:
  • CHRISTIANE ALMEIDA DE MACEDO ALVES
  • CAMILA TAHIS DOS SANTOS SILVA
  • RAISSA SOARES DE LIMA
  • WILKSLAM ALVES DE ARAÚJO
  • JOSÉ RENATO PAULINO DE SALES
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
A adolescência é uma fase em que o jovem está se preparando para vida adulta e  uma das estratégias para promoção de saúde desse adolescente é a educação em saúde dentro do ambiente escolar e este é um papel também do enfermeiro. Os Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia, contam com profissionais de enfermagem de nível superior em algumas de suas unidades. Na busca de estratégias e metodologias viáveis para planejamento e execução de atividades que fossem importantes para o processo de saúde dos adolescentes, objetivou-se buscar na literatura o que os profissionais de enfermagem estão desenvolvimentos de estratégias dentro da escola. Para isso foi realizado um estudo de revisão integrativa da literatura. Para isso foram utilizados a associação dos seguintes descritores cadastrados do Decs : enfermagem, escola, saúde do adolescente. A pesquisa foi realizada utilizando a combinação de dois e até os três descritores. O banco de dados utilizado para pesquisa foi o LILACS, que aconteceu entre os meses de Abril e Maio do ano corrente, sendo utilizada como estratégia de planejamento da enfermeira de um IF Sertão-PE para suas ações durante o ano. Ao todo foram encontrados 39 (trinta e nove) artigos, para seleção foram lidos os títulos e colocados como critérios de inclusão: apenas artigos científicos, que estivessem em português, inglês e espanhol, e que estivessem disponíveis na íntegra. Após esses critérios foram selecionados 6 artigos. As estratégias perpassam por slides com imagens apenas, para promover a construção coletiva dos significados, um dos artigos utilizou o “círculo de cultura” e teatro de fantoches para descrever a percepção dos alunos sobre violência na escola. Dois artigos trouxeram a oficina como uma estratégia bem sucedida para discutir temas como violência, drogas e sexualidade na escola, abordagem do método criativo e um jogo educativos foram tratados em outros dois artigos. Todos os artigos trouxeram a importância e o efeito positivo da educação em saúde no ambiente escolar.