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Anais - 20º CBCENF

Resumo

Título:
SAÚDE DA CRIANÇA: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA PARA ALUNOS DE UM CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
Relatoria:
FRANCISCO JOSE DE LUNAS JUNIOR
Autores:
  • Francisco Jose de Lunas Junior
  • Francisco Placido Nogueira Arcanjo
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A prática da assistência de enfermagem pediátrica compreende todas as características que envolvem a criança em seus diversos contextos. Nessa perspectiva torna-se relevante lecionar disciplinas voltadas ao cuidado de enfermagem a criança com exploração de conteúdos específicos voltados para a assistência integral, a fim de compreender suas peculiaridades e vulnerabilidades. OBJETIVO: Relatar uma experiência didática de um componente curricular voltado para a saúde da criança na formação de técnicos em enfermagem. METODOLOGIA: Relato de experiência desenvolvido em uma Escola Estadual de Educação Profissional, na cidade de Ipu - CE, durante o ensino da disciplina de Cuidados de Enfermagem à Criança e ao Escolar (80 horas aula), enquanto componente da grade curricular do curso Técnico em Enfermagem, realizado em Janeiro a Março de 2016. Participaram do estudo 37 alunos, do 2º ano da referida escola. Foi utilizado o método da observação participante e domínio dos alunos durante apresentações de seminários/atividades ao final da unidade didática sobre os temas abordados em sala. RESULTADOS: Ao longo das atividades propostas os alunos apresentaram conhecimento teórico e prático sobre assuntos ensinado ao longo das aulas e que são fundamentais para o cuidado da saúde da criança pela enfermagem. Conteúdos mais citados e compreendidos: Estatuto da Criança e do Adolescente, Crescimento e Desenvolvimento Infantil, Puericultura, Aleitamento Materno, Sinais e Sintomas de risco ao recém nascido, Medidas Antropométricas, Doenças preveníveis pela vacinação, Administração de imunobiológicos e Calendário Nacional de Vacinação. CONCLUSÃO: Foi verificado que os alunos compreenderam o papel da enfermagem enquanto promotora da saúde da criança, bem como a responsabilidade e compromisso em acompanhar o crescimento e desenvolvimento infantil aliado a identificação de fatores previsíveis e imprevisíveis. Nessa perspectiva os alunos compreenderam e adquiriram a capacidade de reflexão sobre a situação de saúde da criança, bem como serem aptos a desenvolver ações de assistência de enfermagem adequada para as crianças nos serviços de saúde.