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Anais - 20º CBCENF

Resumo

Título:
EFEITO DE UMA INTERVENÇÃO EDUCATIVA ONLINE SOBRE ESTOMIAS INTESTINAIS NO CONHECIMENTO DE ENFERMEIROS
Relatoria:
KARLA VIVIANNE ARAÚJO FEITOSA CAVALCANTE
Autores:
  • AUGUSTO CEZAR ANTUNES DE ARAÚJO FILHO
  • ELAINE MARIA LEITE RANGEL ANDRADE
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
O contexto atual oferece uma ampliação das oportunidades de atuação do enfermeiro no cenário da atenção básica, obrigando-o a desenvolver funções complexas de assistência à saúde. Nesse sentido surgem as tecnologias de Informação e Comunicação de Educação a Distância, através dos Objetos Virtuais de Aprendizagem para capacitar esses profissionais de uma maneira mais dinâmica e efetiva. Este trabalho objetivou avaliar o Conhecimento de enfermeiros da Atenção básica antes e após uma intervenção educativa online sobre estomias intestinais de eliminação, e assim avaliar o efeito da mesma. Trata-se de um estudo quase experimental, do tipo grupo único, antes e depois, realizado nas Unidades de Saúde da Família das Regionais Leste/Sudeste e Sul de Teresina, no período de março a junho de 2016. Na avaliação do conhecimento dos enfermeiros verificou-se que apenas 9 (18,8%) obtiveram acertos superiores a 80% no pré-teste e 46 (95,8%) no pós-teste. Com relação aos domínios, todos apresentaram aumento no número de acertos superiores a 80% no pós-teste. Houve Diferença estatisticamente significante no conhecimento sobre estomas intestinais de eliminação após educação permanente online (P=0,000). Constatou-se um efeito positivo da Intervenção Educativa Online sobre stomias Intestinais de Eliminação e percebeu-se a contribuição das TICs de EaD no processo de Ensino-aprendizagem, relevando-se o valor do Ambiente Virtual de Aprendizagem enquanto recurso pedagógico para a aprendizagem significativa de adultos profissionais.