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Anais - 20º CBCENF

Resumo

Título:
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA NA IMPLEMENTAÇÃO DA REDE CEGONHA
Relatoria:
ELIANA CAMPÊLO LAGO
Autores:
  • Camila Aparecida Pinheiro Landim Almeida
  • Francisca das Chagas Gaspar Rocha
  • Carmen Viana Ramos
  • Gerardo Vasconcelos Mesquita
  • Fabrício Ibiapina Tapety
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo:
Dissertação
Resumo:
Introdução: A Estratégia Saúde da Família apresenta atribuições específicas no acompanhamento do binômio mãe-filho, no período gravídico puerperal, que se iniciam mesmo antes da gravidez. Porém a realidade dessa atenção requer profissionais de saúde capacitados, sobretudo os enfermeiros, especialmente na implementação da rede cegonha. Objetivo: Analisar a formação dos profissionais da Estratégia Saúde da Família na implementação da rede cegonha. Metodologia: Estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, realizado com 57 profissionais das equipes de Saúde da Família, da cidade de São Luís, Maranhão, Brasil. Para a produção dos dados, foram realizadas entrevistas individuais, baseadas em um roteiro semi-estruturado. Os dados foram analisados por meio do Discurso do Sujeito Coletivo, sequenciadas pelos trechos selecionados do material verbal dos depoimentos individuais. Resultados: Foram apresentadas três ideias. Na primeira questão, emergiram as ideias centrais: atribuições técnicas, a importância das funções/atribuições, a identificação de uma nova política. Na segunda questão, elencadas as seguintes ideias centrais: lacuna na capacitação técnica, a importância da capacitação técnica e interferência do perfil profissional. Na terceira questão, identificaram-se as ideias centrais: identificação de lacunas no serviço, diálogo do serviço com a gestão e a comunidade e identificação das singularidades dos atores envolvidos. Conclusão: Ressalta-se a necessidade de capacitar o profissional de saúde e conhecer suas competências e habilidades. Para tanto, faz-se necessário rever as práticas acadêmicas, propondo pedagogias problematizadoras, com destaque para o incentivo da educação permanente para os profissionais da Estratégia Saúde da Família na implementação da Rede Cegonha. Referências: CORBELLINI, V. L. et al. Nexos e desafios na formação profissional do enfermeiro. Rev. Bras. Enferm, Brasília, v. 63, n. 4, p. 555-560, 2010. BATISTA, K. B. C.; GONÇALVES, O. S. J. Formação dos Profissionais de Saúde para o SUS: significado e cuidado. Saúde Soc, São Paulo, v. 20, n. 4, p. 884-899, 2011. PIO, D. A. M.; OLIVEIRA, M. M. Educação em saúde para atenção à gestante: paralelo de experiências entre Brasil e Portugal. Saúde Soc, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 313-324, 2014. LIMA, A. E. F. et al. Assistência ao parto após a implementação do Programa Cegonha Carioca: a perspectiva da enfermagem. Rev Rene, Fortaleza, v. 16, n. 5, p. 631-638, 2015.