Anais - 20º CBCENF
Resumo
Título:
FATORES QUE POSSIBILITAM A ASSISTÊNCIA SATISFATÓRIA DOS ENFERMEIROS NA ESF DAS ILHAS AMAZÔNICAS DE BELÉM
Relatoria:
MAX MULLER FERREIRA TAVARES
Autores:
- HIRLA BEATRIZ SILVA BARROS
- JHONATAN PEREIRA SOUZA
- TATIANE SARAIVA SERRÃO
- TAMIRES DE NAZARÉ SOARES
- MARGARETH BRAUN IMBIRIMBA
Modalidade:
Pôster
Área:
Trabalho, Ética e Legislação profissional
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A Estratégia Saúde da Família (ESF) tem como finalidade contribuir para a reorientação do modelo assistencial a partir da Atenção Básica (AB) em conformidades com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), apresentando uma nova dinâmica de atuação nas Unidades Básica de Saúde (BRASIL, 2012). Tendo o Enfermeiro como o profissional que conduz as atividades diárias e proporciona o excelente andamento da ESF (BRASIL, 2000) Objetivo: Conhecer a satisfação dos profissionais enfermeiros em relação a sua atuação na ESF das Ilhas Amazônicas de Belém; Metodologia: Trata-se de um estudo Descritiva com abordagem Qualitativa e Quantitativa onde foram analisados através de um questionário, 11 enfermeiros com, o tempo de serviço sendo no mínimo dois anos de trabalho no local de atuação. A coleta de dados ocorreu nas Unidades da ESF das Ilhas Amazônicas de Belém (Ilha do Mosqueiro e Cotijuba ambas banhadas pelas águas da Baía do Marajó, Ilha do Outeiro banhada pela Baía do Guajará e Ilha do Combú, nas águas do rio Guamá) localizadas no município de Belém/PA. Resultados Quando perguntamos aos enfermeiros se eles estavam satisfeitos em trabalhar na ESF das ilhas Amazônicas de Belém, levando em consideração o aspecto pessoal, de 100% que equivale a 11 enfermeiros, 36,4% (4) estavam satisfeitos; umas das enfermeiras relataram que a equipe é muito competente é algo que pra ela como enfermeira deixa muito satisfeita. Em se tratando de outros aspectos como o local de trabalho e a população atendida 55,5% estavam satisfeitos com seu local de trabalho e a população, sendo que uma das enfermeiras relatou que a satisfação vinha de duas vertentes: em gostar de assistir o ser humano e ganhando experiência e se identificando com a população atendida. Os enfermeiros estavam satisfeitos com o trabalho que executam, e referem excelentes relacionamentos interpessoais com as comunidades e equipe de trabalho. Conclusão: Entende-se a satisfação como um estágio de entusiasmo, alegria ou gozo com a realização de um objetivo ou meta muito desejado. Ligando-se ao nível de expectativa do individuo em relação as suas conquistas, podendo perceber esse fato quando observado diferentes níveis de satisfação mesmo em indivíduos que pleiteiam algo em comum.