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Anais - 19º CBCENF

Resumo

Título:
INSERÇÃO DE GRADUANDOS DE ENFERMAGEM NO PROGRAMA DE SUPLEMENTAÇÃO DE VITAMINA A NO MUNICÍPIO DE CACOAL-RO
Relatoria:
JULYA CAROLLINE FOLLE ALVES
Autores:
  • Kelmi Cristina Saracini
  • Jessica Mayara Alves Pinto
  • Teresinha Cícera Teodoro Viana
  • Marcélio Viana da Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, Gestão e Política
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A carência de vitamina A é uma importante deficiência nutricional em todo o mundo, sendo considerada um problema de saúde pública. No desenho atual, o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A, que é executado desde o ano de 2005, recomenda a distribuição de cápsulas de megadose de vitamina A para crianças de 6 a 59 meses, além do provimento de ações educativas em alimentação e nutrição que estimulem a adoção de hábitos alimentares saudáveis. O objetivo do estudo é demostrar a importância da introdução dos estudantes de graduação em enfermagem nas práticas do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A. Trata-se de um relato de experiência, que mostra o papel realizado pelos acadêmicos de graduação de enfermagem na execução do programa de suplementação de Vitamina A em creches do município de Cacoal-RO. Na dinâmica da atividade, verificou-se uma postura dialógica com a realidade no campo prático, de modo a viabilizar um processo de troca de saberes e construção conjunta das ações educativas, proporcionando ao acadêmico de enfermagem a participação efetiva no que concerne atividade de prevenção voltada ao público infantil. O aprendizado em campo proporciona o aluno além da troca de experiências o entendimento como funciona as redes de atenção e promoção a saúde direcionadas a criança no município. Portanto a inserção dos acadêmicos nestes programas é de suma importância, pois proporciona experiências significativas para os acadêmicos assim como para a instituição, além de contribuir com novos conhecimentos e habilidades necessárias para que o cuidado de enfermagem se torne mais concreto para aos acadêmicos, a cada dia da vivência, podendo ser desenvolvido de modo mais seguro, humanizado. Essas ações assumem importante papel na formação de profissionais que acreditam e investem esforços em seu poder transformador.