LogoCofen
Anais - 19º CBCENF

Resumo

Título:
OS JOGOS EDUCATIVOS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA ENFERMAGEM
Relatoria:
NAYANNE QUARESMA DOS SANTOS
Autores:
  • Marcio Bastos Teixeira
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Educação, Gestão e Política
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Diante do processo de transformação que vem ocorrendo no ensino da enfermagem onde se evidenciam mudanças metodológicas, no qual o grande o desafio ao docente é buscar novos métodos de ensino e aprendizagem dentro da graduação visando um maior interesse na busca do conhecimento por parte do acadêmico. Sendo assim a utilização de jogos educativos como recurso educacional torna-se uma nova perspectiva na construção do conhecimento na graduação em enfermagem. OBJETIVO: Descrever a experiência com a implementação de novas metodologias de ensino através da utilização de jogos educativos. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência sobre o desenvolvimento de um jogo educativo por um grupo de acadêmicos do 5º termo da graduação de enfermagem de uma instituição de ensino superior privada do estado do Amapá a Faculdade de Macapá- FAMA no período de 15 de fevereiro a 11 de abril de 2016, a distribuição da atividade foi feita em etapas, etapa 1: divisão de 5 grupos com 7 acadêmicos cada; etapa 2: escolha do jogo; etapa 3: escolha dos eixos temáticos do jogo; etapa 4: confecção de protótipos para teste e aprovação da funcionalidade pelo orientador; etapa 5: realização da culminância do projeto onde, se reuniu em sala de aula os 5 jogos desenvolvidos para observar a sua viabilidade frente aos demais colegas. RESULTADOS: Os resultados evidenciaram que a utilização do jogo educativo como estratégia de ensino e aprendizagem na graduação em enfermagem foi bem aceita por parte dos acadêmicos que obtiveram êxito no desenvolvimento dos jogos, sintetizando todo o conteúdo que norteia a disciplina e trazendo novas perspectivas frente a competências e a atuação da enfermagem no centro cirúrgico. CONCLUSÃO. Ao final da experiência podemos concluir que a introdução desse método se deu de forma excepcional na absorção e reprodução do conteúdo e das competências atribuídas à disciplina assistência de enfermagem em centro cirúrgico. REFERÊNCIAS. LIMA, José Milton. O jogo como recurso pedagógico no contexto educacional / José Milton Lima. – São Paulo : Cultura Acadêmica : Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Graduação, 2008 ALVES, Luciana; BIANCHIN, Maysa Alahmar. O jogo como recurso de aprendizagem. Rev. psicopedag. [online]. 2010, vol.27, n.83, pp. 282-287. ISSN 0103-8486. MORATORI, Patrick Barbosa. Por que utilizar jogos educativos no processo de ensino aprendizagem- UFRJ. Rio de Janeiro, 2003.