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Anais - 19º CBCENF

Resumo

Título:
PEGANDO PESADO: ABORDAGEM COM EDUCADORES FÍSICOS NO ATENDIMENTO A PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA
Relatoria:
RUTE SILVA DE OLIVEIRA PATRICIO
Autores:
  • Valerie Kischener Gomes
  • Sabrina Amazonas Farias de Menezes
  • Andréa Monteiro Couto
  • Maria Alex Sandra Costa Lima Leocádio
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, Gestão e Política
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A alta mortalidade relacionada à parada cardiorrespiratória em ambiente extra-hospitalar (PCREH) deve-se ao despreparo da comunidade para realização eficiente das manobras de reanimação. A instituição de programas de treinamento nesta temática é crucial, principalmente em ambientes com risco elevado desta ocorrência. OBJETIVO: Relatar a experiência de integrar um projeto piloto no treinamento de educadores físicos para o atendimento a PCREH em academias da cidade de Manaus. METODOLOGIA: O projeto foi desenvolvido no primeiro semestre de 2016, em academias de diversas zonas da cidade. As atividades realizadas integraram exposições teóricas, abordando reconhecimento e intervenção, técnicas de reanimação e utilização do Dispositivo de Desfibrilação Automático (DEA), e simulações de atendimento a PCREH. RESULTADOS: Inicialmente, o despreparo dos profissionais das academias no reconhecimento e intervenção foi notável. Contudo, a abordagem utilizada cativou o interesse dos educadores físicos, que puderam desmistificar concepções, sanar dúvidas, compartilhar experiências prévias e aprender técnicas fundamentais para atendimento de ocorrências desta vertente, maximizando assim o aproveitamento das atividades disponibilizadas. Ao final, observamos nos profissionais uma melhor competência e destreza na aplicação da cadeia de sobrevivência e capacidade de atuação satisfatória em condições similares, evidenciando assim o êxito alcançado pela proposta. CONCLUSÃO: Projetos voltados a esta visão são importantes, uma vez que preparam a população para agir adequadamente em situações de emergência e contribuem para redução de intercorrências com desfecho letal. Além disso, disseminam informações para ambientes cuja exposição e potencialidade para este tipo de acidente é significativo. REFERENCIAS: AMERICAN HEART ASSOCIATION. Destaques da american heart association atualização das diretrizes de RCP e ACE. Guidelines, 2015. ALENCAR, Lara Guerra Lucena Matias et al. Programa de educação em reanimação cardiorrespiratória–PERC. Revista Guará, n. 3, 2015. COSSOTE, D.F.; SILVA, S.A.P.S.; MIRANDA, M.L.J. Desempenho do profissional de educação física em casos de parada cardiorrespirátoria: considerações sobre a formação profissional. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 14, n. 1, 2016.