Anais - 19º CBCENF
Resumo
Título:
O DOCENTE DE ENFERMAGEM E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC): REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Relatoria:
ANA MARIA NUNES DA SILVA
Autores:
- Claudia Regina de Barros Costa
- Sonia Vivian de Jesus
- Alan Nogueira da Cunha
- Pâmela Vivian Cordeiro dos Santos
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, Gestão e Política
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Um processo acelerado de modernização científica e tecnológica tem gerado novas formas de construção no ensino-aprendizado. Na graduação de enfermagem percebe-se o poder de penetrabilidade das tecnologias da informação e comunicação (TIC), entre elas a internet, incluindo uma variedade de usos no ensino, na assistência e na pesquisa. Assim, objetivou-se analisar a relevância das TIC no trabalho docente no ensino de graduação em enfermagem, a partir de revisão bibliográfica realizada de fevereiro/2014 a janeiro/2015. Foram selecionados livros e teses, entre 2001 e 2014, nas bases de dados LILACS, SCIELO e Portal CAPES. As palavras-chave utilizadas foram: TIC na saúde, TIC na enfermagem e Educação em saúde. O uso das TIC tem se tornado um recurso de apoio cada vez mais importante no ensino, transformando não só a maneira de comunicar, mas também a de trabalhar, de decidir e de pensar. Elas têm permitido criar situações de aprendizagem ricas e diversificadas, por meio da divisão de tarefas entre docentes e alunos. A importância do docente em valorizar o aprender dialogando, trocando ideias e informações, falar a mesma linguagem, integrar a prática pedagógica às tecnologias, tornando com isso, mais interessante os conteúdos das aulas, são alguns dos desafios desse século ao ensino. É possível concluir que o uso das TIC no processo de aprendizagem cria novas condições de produção de conhecimento, podendo ainda contribuir para a criação de múltiplas formas de ensinar e aprender, com vistas à formação de profissionais críticos, capazes de investigar, descobrir e aprender de forma ativa.