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Anais - 19º CBCENF

Resumo

Título:
PRÁTICA DE ENFERMAGEM EM INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA DE IDOSO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
ANA CAROLINA GRAÇA DE OLIVEIRA
Autores:
  • David Lopes Neto
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, Gestão e Política
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Conhecer as necessidades básicas, referentes ao público diferenciado como o idoso, é fundamental para o acadêmico de enfermagem que constrói a capacidade de perceber sua importância, na percepção dos fatores que fazem parte do processo de envelhecimento para a sistematização, na assistência de enfermagem, que garanta qualidade de vida integral do idoso. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem na disciplina Enfermagem na Atenção integral à Saúde do Idoso. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, no ensino teórico-prático, da disciplina Enfermagem na Atenção Integral à Saúde do Idoso, do Curso de Graduação em Enfermagem, da Escola de Enfermagem de Manaus, da Universidade Federal do Amazonas. A base metodológica foi o plano de cuidados ao idoso, teorias de enfermagem, processo de enfermagem e Taxonomia II, NANDA para diagnósticos de enfermagem e NIC para intervenções de enfermagem e instrumentos de avaliação das Atividades Instrumentais da Vida Diária (AIVD), Atividades da Vida Diária (AVD) e Mini-Exame do Estado Mental (MEEM). Resultados: Realização da consulta de enfermagem com aplicação de um instrumento de coleta de dados baseado na teoria das necessidades humanas básicas de Wanda Horta e avaliação da capacidade funcional e cognitiva para desenvolver o processo de enfermagem com enfoque na implantação Sistematização da Assistência de Enfermagem na ILP. Foram realizadas, também, atividades educativas e recreativas com base nos Gigantes da Geriatria, que correspondem a Instabilidade Postural, Imobilidade, Incontinência, Insuficiência Cerebral e Iatrogenia, adaptando-os ao cenário em que vive o idoso, acerca das avaliações e observações das suas peculiaridades, no qual estimulasse, por exemplo, a cognição, independência e autoestima. Conclusão: Percebeu-se com a prática na disciplina Enfermagem na Atenção à Saúde do Idoso requer atenção e responsabilidade do acadêmico, a oportunidade de promover intervenções de enfermagem voltadas para o autocuidado do idoso, buscando a construção de uma autonomia e qualidade de vida na pessoa idosa e aprendizado na formação profissional de enfermagem. Referências: Moraes, EN. Atenção à saúde do Idoso: Aspectos Conceituais. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2012.