Anais - 19º CBCENF
Resumo
Título:
GRUPO DE CAMINHADA: FERRAMENTA POTENTE PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Relatoria:
ELICLÉIA FILGUEIRA SANTIAGO
Autores:
- JACQUELINE SILVA DAMACENO
- LAURA IZABEL PACHECO HARTMANN
- JÂNIA CRISTIANE DE SOUZA OLIVEIRA
- RAFAELA DE LIMA PEREIRA
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, Gestão e Política
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: As doenças crônicas atualmente são vistas pelas equipes multiprofissionais na Estratégia de Saúde da Família como um desafio. São doenças muito prevalentes, multifatoriais com coexistência de determinantes biológicos e socioculturais. Diante desta complexidade, torna-se imperativo uma atuação interdisciplinar envolvendo os profissionais de saúde o usuário, sua família e toda a comunidade. Desta maneira, ação com grupo de caminhada é uma estratégia ímpar de promoção e educação em saúde. Objetivo: Relatar a experiência realizada com grupo de caminhada como espaço singular para o conhecimento das necessidades locais para qualificar as intervenções de educação em saúde. Metodologia: O grupo caminhada é uma ação desenvolvida na Estratégia de Saúde da Família pela equipe de residentes multiprofissionais, essa equipe é composta por duas enfermeiras, uma farmacêutica e uma psicóloga. Antes de iniciar a caminhada são realizados cuidados preventivos para iniciação da atividade como aferição de pressão arterial e teste capilar de glicemia e há acompanhamento de um profissional da saúde ao grupo durante todo o percurso. Foi observado que os limiares de pressão arterial e glicemias estavam alterados e quando questionados sobre rotinas diárias, constatamos que os principais hábitos não promotores da saúde eram relacionados ao âmbito da alimentação. Diante disso, foi realizada no mês de julho de 2016 a educação sobre alimentação saudável através de uma roda de conversa. Resultados: Durante a educação em saúde com o grupo de caminhada sobre alimentação saudável, os usuários apresentaram várias dúvidas referentes aos alimentos mais adequados para o consumo e formas de preparado dos mesmos, considerando suas condições crônicas. A roda de conversa foi um momento reflexivo e de troca experiências. Por meio dessa vivencias decidiu-se em conjunto com os usuários desenvolver oficinas participativas baseadas na metodologia de educação popular, na qual, contará com momentos teóricos e práticos de cocção dos alimentos para uma aprendizagem significativa. Conclusão: A atividade de educação em saúde foi um espaço promotor de busca de novos conhecimentos. Um exemplo disso foi à decisão compartilhada de realizar novas oficinas que contemplarão com a participação direta dos usuários e que irá promover um processo educativo fundamentado em trocas de saberes.