LogoCofen
Anais - 19º CBCENF

Resumo

Título:
MÉTODOS ALTERNATIVOS: IMPORTANTE FERRAMENTA NO TRATAMENTO MEDICAMENTOSO
Relatoria:
KELVIN DUARTE RIBEIRO
Autores:
  • Karoliny Mendes da Silva
  • Karoliny Mamoré de Matos
  • Luziane Ranzuli Salomão
  • Ariele Assunção Ramos
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, Gestão e Política
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Hipertensão e Diabetes são doenças crônicas que atingem uma parcela considerável da população brasileira, constituindo-se como doença de base para o desenvolvimento de outras patologias, como a doença renal crônica. Tem como objetivo desenvolver ações de Educação em Saúde com o grupo de hipertensos e diabéticos da Estratégia de Saúde da Família – ESF, do bairro Marajoara, em Cáceres-MT. O estudo possui caráter descritivo e de abordagem qualitativa, realizado durante o Estágio da Disciplina de Curricular I. Para alcançar o público-alvo e resgatar o vinculo na rotina do ESF, foi realizado busca ativa, através de visitas domiciliares, cartazes, ligações telefônicas, contato direto, divulgação de informações sobre o evento para aqueles que buscavam atendimento na unidade. A ação com a presença de 30 pessoas, portadoras de hipertensão e diabetes, ou ambas. Durante a concepção do evento, foram pontuadas informações sobre as patologias, seus malefícios, ação medicamentosa, e eficácia do tratamento, foram abordados ainda, assuntos sobre a importância da alimentação saudável e a prática de exercícios. Para prevenir o esquecimento da ingestão dos medicamentos, foram confeccionados “Lembretes de Medicação”, que funciona como um calendário, contendo todos os dias do mês com um marcador de dias, assim quando o cliente ingerir sua medicação, ele coloca o marcador no dia correspondente, portanto, sempre saberá se fez uso ou não do medicamento. Ao encerramento da ação, foi proposto um termo de compromisso, para sensibilização dos idosos ao comprometimento dos objetivos e regularidade do tratamento medicamentoso. Ações de educação e saúde podem demonstrar que grande parte desses idosos tinha uma considerável bagagem de conhecimento sobre a sua doença, porém quando comentado sobre a medicação, foi constato que eles sabiam da importância de ingerir o comprimido todos os dias, mas apresentavam dificuldades em recordar se havia tomado ou não, fazendo uso 2 ou mais vezes ou por receio, não ingeriam. Houve grande aceitação pelo público para fazer uso do “Lembrete de Medicação”, demonstrando entusiasmo em colocá-lo em prática. A Educação em Saúde constitui-se como ferramenta primordial para os profissionais de saúde na promoção, prevenção de patologias, assim como mudança de hábitos da sua comunidade.