Anais - 19º CBCENF
Resumo
Título:
VIVÊNCIAS NO ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR E A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: UMA EXPERIÊNCIA ACADÊMICA
Relatoria:
TONY JACKSON SILVEIRA DE ALCÂNTARA JUNIOR
Autores:
- Ravenna Silva Portela
- Loren Raisa Castro Pilla
- Suellen Rodrigues de Oliveira Maier
- Magdali Marinho de Faria
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, Gestão e Política
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Em 2003, através da portaria ministerial n° 1.864, institui-se o componente pré-hospitalar móvel da Política Nacional de Atenção às Urgências, por intermédio da implantação do SAMU em todo o território brasileiro. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número "192" e acionado por uma Central de Regulação das Urgências. Dessa forma, a universidade como instituição formadora propôs a parceria entre o curso de Enfermagem e o SAMU propondo a realização de treinamentos e aulas práticas no setor com os graduandos. Objetivo: Proporcionar a oportunidade de vivência e reflexão do cotidiano dos profissionais que atuam no SAMU, com vistas à compreensão das especificidades do serviço e sua importância na rede de saúde municipal. Metodologia: Relato de experiência, construído a partir das aulas práticas da disciplina Enfermagem em Urgência, Emergência e UTI, alocada no 7° semestre do curso de Enfermagem, da UFMT no ano de 2016. Os acadêmicos da disciplina conheceram toda a estrutura física, as unidades móveis de atendimento, os procedimentos realizados antes, durante e após o atendimento, participaram de treinamento, aulas expositivas e práticas no respectivo serviço. Resultados: As atividades teóricas e práticas no decorrer dos encontros no SAMU, possibilitou o desenvolvimento de habilidade práticas e favoreceu a correlação entre a teoria e prática, com vistas à formação do enfermeiro generalista com o conhecimento prévio das atividades na atenção pré-hospitalar, no âmbito da urgência. Conclusão: É de fundamental importância essas atividades na associação entre teoria e prática, afim de inserir o discente no campo profissional, expondo a realidade do cotidiano desses profissionais atuantes, sanando assim dúvidas e contribuindo para a sua formação acadêmica. A parceria fortalece a relação ensino-serviço através da troca de conhecimento, contribuindo para o aprendizado mútuo.