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Anais - 19º CBCENF

Resumo

Título:
ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM PARTICIPANDO NO PROCESSO DE COLETA DE DADOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
STELA VEIGA VILENA SILVA
Autores:
  • Hugo Gedeon Barros dos Santos
  • Samira Reschetti Marcon
  • Nathalie Vilma Pollo de Lima
  • Jesiele Neves Spindler
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, Gestão e Política
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Atualmente a competência profissional é exigida sistematicamente em nossa sociedade. Deste modo, é necessária à formação de profissionais com valores éticos e com capacidade de aprendizagem constante, e a pesquisa pode contribuir para que tal objetivo seja atingido. Portanto, é fundamental que esta seja planejada adequadamente, visando diminuir falhas e alcançando o sucesso. Objetivo: Descrever a experiência de acadêmicos do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso na coleta de dados de uma pesquisa com universitários. Metodologia: relato de experiência de coleta de dados de pesquisa intitulada “Ideação suicida e fatores associados em estudantes universitários”, no período de abril a maio/2015 na Universidade Federal de Mato Grosso. A coleta ocorreu após trâmites éticos de pesquisa envolvendo seres humanos. Os questionários foram aplicados nas salas de aula, sem a presença do docente, com tempo médio de 30 minutos, após explicação dos objetivos da pesquisa e assinatura dos documentos. Após o preenchimento dos instrumentos os participantes depositavam-nos em uma urna lacrada. Resultados: As coletas foram realizadas por seis pesquisadores treinados, nos diferentes cursos, durante a semana, com revezamento entre os pesquisadores de acordo com cronograma. Alguns desafios foram encontrados como, choques de horário das coletas com as disciplinas da graduação; necessidade de transmitir aos alunos a importância da participação em uma pesquisa com uma temática tão instigante; turmas compostas por muitos alunos, o que dificultava a aplicação do material em decorrência de conversas paralelas, fato que exigiu empenho e expertise no domínio da comunicação; e, quanto à questão logística, a falta de transporte para o deslocamento e organização dos materiais. No desenvolvimento do trabalho a aplicação dos instrumentos e a interação com estudantes de diferentes cursos, estimulou a autonomia para a condução da atividade. Conclusão: Vivenciamos nessa experiência contratempos que fizeram parte da trajetória, porém não foram impeditivos para o aprendizado e enriquecimento acadêmico. Os obstáculos foram superados em grupo e permitiu reafirmar que para que a coleta de dados seja fidedigna, o projeto deve ser criteriosamente planejado. Concluímos que a experiência foi essencial na aquisição de conhecimentos referentes ao processo de construção e coleta de dados, aspectos éticos e rigor metodológico de um estudo científico.