LogoCofen
Anais - 19º CBCENF

Resumo

Título:
A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO ATENDIMENTO AS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS NA CIDADE DE MANAUS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
RUTE SILVA DE OLIVEIRA PATRICIO
Autores:
  • Joseir Saturnino Cristino
  • Lílian Dornelles Santana de Melo
  • Gisele Torrente
  • Maria Alex Sadra Costa Lima Leocádio
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, Gestão e Política
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: As ligas acadêmicas de trauma e emergência surgem como propostas inovadoras na formação de profissionais de saúde, contribuindo para a habilitação e qualificação ao atendimento nas situações emergenciais. Objetivo: Relatar a experiência de integrar uma liga acadêmica de trauma e emergências em enfermagem na cidade de Manaus. Metodologia: A Liga Acadêmica de Trauma e Emergência em Enfermagem (LATEENF) é composta por estudantes de instituições públicas e privadas, constituindo-se uma associação civil universitária, de duração ilimitada, apolítica e sem fins lucrativos, vinculada a Comissão Brasileira das Ligas do Trauma. Resultados: Participamos das atividades internas (seminários, cursos e palestras) - cujo objetivo é proporcionar a perpetuação do conhecimento científico na temática da urgência e emergência - e externas (realização de plantões supervisionados por enfermeiros especialistas), visando à imersão dos futuros enfermeiros neste contexto assistencial. Além destas diligências, foram realizadas ações com a comunidade que oportunizaram contribuir socialmente, fornecendo conhecimento de cunho científico e estimulando a disseminação destas informações. Esta vivência contribuiu na formação acadêmica ao viabilizar a inserção e participação ativa na assistência de enfermagem em uma realidade de acesso comumente restringida aos graduandos. Além disso, foi capaz de modificar visões quanto à atuação do enfermeiro no atendimento multiprofissional, desnudando o protagonismo da enfermagem na assistência às situações de emergência. Conclusão: A inclusão precoce na realidade assistencial encoraja o graduando a desenvolver o perfil empoderador, proativo e com autonomia profissional, levando a construção do ciclo contínuo de busca à evolução produtiva da sua prática enquanto futuro enfermeiro. REFERÊNCIAS: DA SILVA, L.B. Liga acadêmica de trauma: um relato de experiência de acadêmicas de enfermagem. Anais do 11º Congresso Internacional da Rede Unida. 2014. BRASIL. Protocolos de suporte avançado de vida. Ministério da Saúde, 2014.