LogoCofen
Anais - 19º CBCENF

Resumo

Título:
O BANHO DO RECÉM-NASCIDO COMO PRÁTICA EDUCATIVA EM SAÚDE COM PUÉRPERAS
Relatoria:
LARISSA RODRIGUES BRAGA DE ALMEIDA
Autores:
  • Anny Beatriz Costa Antony de Andrade
  • Bárbara Misslane da Cruz Castro
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, Gestão e Política
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Durante o puerpério, é comum o relato das puérperas sobre a ansiedade, a insegurança e o despreparo que sentem em relação aos cuidados com o bebê. Por isso, é vantajoso que a mãe e o pai participem do cuidado do bebê, orientados pela equipe de saúde. Essas orientações podem ser realizadas através da Educação em Saúde que norteia a construção e o desenvolvimento do conhecimento, com vistas à prevenção de doenças e à promoção da saúde. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), ao realizar educação e saúde com puérperas em um Instituto da Mulher em Manaus (AM). Métodos: O presente trabalho foi desenvolvido após as práticas de Educação em Saúde. Utilizou-se a pedagogia problematizadora, representada pelo arco de Maguerez, composto de cinco etapas: observação da realidade, pontos-chaves, teorização, hipótese de estudo e aplicação na realidade. Resultados: Com base na observação da realidade, foi realizada uma conversa com as puérperas e acompanhantes sobre os cuidados no banho do recém-nascido, visto que é um tema cercado por dúvidas, principalmente pelas primíparas. O assunto foi abordado de forma descontraída e em linguagem acessível com o uso de materiais demonstrativos. Conclusão: a proposta, além de contribuir para o conhecimento das puérperas sobre os cuidados com o RN, resignificou o papel do enfermeiro na construção do conhecimento com a comunidade. Referências: CENTA, ML; OBERHOFER, PR; CHAMMAS, J. Puérpera vivenciando a consulta de retorno e as orientações recebidas sobre o puerpério. Fam. Saúde Desenv, Curitiba, v.4, n.1, p.16-22, jan/jun. 2002. FONSECA, LMM; SCOCHI, CGS; MELLO, DF. Educação em saúde de puérperas em alojamento conjunto neonatal: aquisição de Conhecimento mediado pelo uso de um jogo educativo. Rev. Latinoam. Enf, n.10, v.2, p.166-71, mar/abr. 2002. ROCHA, V; SCHALL, VT; LEMOS, ES. A contribuição de um museu de ciências na formação de concepções sobre saúde de jovens visitantes. Interface - Comunic., Saúde, Educ, n.14, v.32, p.183-96, jan/mar. 2010.