Anais - 19º CBCENF
Resumo
Título:
CONTRIBUIÇÕES DA LIGA DE ENFERMAGEM EM CUIDADOS DOMICILIARES NO PROGRAMA MELHOR EM CASA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
JAMYLLE LUCAS DINIZ
Autores:
- Ana Karoline Barros Bezerra
- Marília Campos Fernandes
- Carlos Henrique do Nascimento Morais
- Hermínia Maria Sousa da Ponte
Modalidade:
Pôster
Área:
Inovação, Tecnologia e Cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Atenção Domiciliar pode ser entendida como um dispositivo que fortalece a eficácia das novas e variadas formas produção de cuidado e de atuação ligada as Redes de Atenção à Saúde, com o foco principal na necessidade de saúde dos usuários. Diante disso, foi criado o Programa Melhor em Casa, que veio para expandir a cobertura e contribuir na qualificação do Sistema de Atenção Domiciliar, estimulando a sistematização e a troca de experiências. OBJETIVO: Relatar a contribuição da Liga de Enfermagem em Cuidados Domiciliares no Programa Melhor em Casa, na cidade de Sobral – Ceará. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo exploratório – descritivo, do tipo relato de experiência, com abordagem qualitativa. O estudo foi realizado através da inserção dos acadêmicos de enfermagem, membros da Liga de Enfermagem de Cuidados Domiciliares, no Programa Melhor em Casa. Durante o período de vivência é realizado o acompanhamento das atividades de gestão, visitas domiciliares aos usuários e atividades de orientação à saúde. RESULTADOS: Com a inserção dos discentes de enfermagem em campo, os mesmos têm a oportunidade de acompanhar e auxiliar os profissionais nas visitas domiciliares do Programa Melhor em Casa. As atividades realizadas pela equipe de enfermagem no domicílio são as trocas de curativos, verificação dos sinais vitais, evolução do paciente e as orientações para o paciente e o cuidador. Diante disso, os estudantes, além de contribuírem na realização das práticas, podem perceber as fragilidades e potencialidades do serviço para assim propor intervenções. Ainda nas atividades prestadas, os acadêmicos têm a oportunidade de acompanhar a enfermeira coordenadora do serviço com as atividades que são relacionadas à gestão, tendo a oportunidade de compreender toda a logística em que o Programa está inserido. CONCLUSÃO: Diante do estudo, nota-se a importância da inserção do acadêmico no campo de prática para a sua formação e as contribuições que este pode está oferecendo ao serviço, através de ações de intervenção realizadas. A interação ensino e serviço possibilita a formação de profissionais comprometidos com as diretrizes do programa, proporcionando um contato com os problemas dos pacientes e instrumentalizando-os para intervir de forma eficiente, através de ações de educação preventiva em saúde pública. REFERÊNCIAS: Oliveira Neto AV, Dias MB. Atenção domiciliar no Sistema Único de Saúde (SUS): o que representou o Programa Melhor em Casa. Saúde Debate. 2014.