LogoCofen
Anais - 19º CBCENF

Resumo

Título:
CONTRIBUIÇÕES DA LIGA ACADÊMICA DO TRAUMA E EMERGÊNCIA NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
Relatoria:
VALERIE KISCHENER GOMES
Autores:
  • Sabrina Amazonas Farias de Menezes
  • Paulo Sérgio Ferreira da Silva Filho
  • José Ricardo Ferreira Fonseca
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, Gestão e Política
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Liga Acadêmica (Lacad) é uma entidade sem fins lucrativos e vinculada à uma universidade, composta por docentes e discentes do curso de enfermagem, tem como objetivo estimular o ensino, a pesquisa e a extensão, considerada um complemento fundamental à formação acadêmica(ABLAM, 2010). O serviço de Urgência e Emergência exige do profissional um raciocínio rápido e preciso para que o atendimento seja efetivo e positivo, e para que os estudantes de enfermagem possam adentrar ao mercado de trabalho com esses requisitos é preciso desenvolver atividades práticas e vivenciar essas experiências (SOUZA, COSTA Et Al, 2014). A prática do curso de Enfermagem ainda não atende as expectativas dos acadêmicos em relação às urgências e emergências. Nesse sentido, a Lacad proporciona vivenciar essa prática do trabalho do enfermeiro emergencista. OBJETIVOS: Relatar a experiência da Liga Acadêmica do Trauma e Emergência na formação como enfermeiro. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência da importância que uma atividade extracurricular chamada de Lacad desenvolve na formação dos discentes como Enfermeiros. RESULTADOS: Ao longo das atividades da Lacad de Trauma e Emergência em Enfermagem foram adquiridas experiências relevantes para formação profissional e evolução acadêmica. As palestras internas e os plantões nos prontos-socorros da cidade de Manaus trouxeram aporte teórico e experiência prática que auxiliou no desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo em relação ao serviço prestado às vítimas politraumatizadas, bem como no aprimoramento de habilidades técnicas, favorecendo qualificação do cuidado. CONCLUSÃO: A experiência que a Lacad de Trauma e Emergência em Enfermagem proporciona para o estudante de enfermagem representa um diferencial nas universidades devido a vivência integral da função de um enfermeiro emergencista. REFERÊNCIAS: Diretrizes Nacionais de Ligas Acadêmicas de Medicina. ABLAM – Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Medicina. 2010. Sousa AR, Costa PCO, et al. Contribuições de uma liga acadêmica do trauma e emergência para a formação em enfermagem. Revista Eletrônica Gestão & Saúde Vol.05, edição especial. Ano 2014 p.2723-36.