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Anais - 19º CBCENF

Resumo

Título:
PROJETO VERSUS: SENSIBILIZANDO FUTUROS TRABALHADORES DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Relatoria:
JOÃO JOADSON DUARTE TEIXEIRA
Autores:
  • FRANCISCO DIOGENES DOS SANTOS
  • MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA GUERREIRO
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, Gestão e Política
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Rede Unida e União Nacional dos Estudantes (UNE), que pretende estimular a formação de trabalhadores para o Sistema Único de Saúde, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes deste e, que se entendam como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações. Assim, para que estudantes da saúde se tornem profissionais comprometidos com a Saúde Pública, é necessário que estes conheçam a realidade do contexto que estão inseridos. O que é possibilitado através da imersão no sistema a nível local/regional na realidade do Sistema Único de Saúde. Neste interim, o objetivo deste trabalho é relatar a experiência do VERSUS na formação de futuros profissionais do Sistema Único de Saúde. Trata-se de um relato de experiência, acerca da vivência de estudantes da saúde no Projeto VERSUS. A vivência se deu na cidade de Teresina-Piauí, no mês de janeiro de 2016. As vivências e estágios são ferramentas de extrema importância, pois são capazes de tornar sensíveis os futuros profissionais ao enfrentamento dos desafios que possam surgir na área da saúde, refletir sobre o papel que os estudantes têm como transformadores da realidade, bem como ajudar a desenvolver maior senso crítico nas modificações necessárias das condições sanitárias brasileiras. Através da imersão no sistema de saúde local, é possível perpassar por vários dispositivos de saúde e instâncias gerenciais, o que permite um olhar atento e diferenciado dos estudantes e futuros profissionais. Conclui-se que o projeto VER-SUS é um elemento fundamental para potencializar a formação do profissional para atuar na Saúde Púbica. Os princípios que alicerçam o Sistema Único de Saúde, como integralidade, universalidade e equidade, também são substanciais ao profissional que deseja possuir um olhar humanizado, compreender o desempenho do sistema, encarar os desafios do cotidiano de forma distinta, levando em conta as limitações e as potencialidades do serviço, oferecendo à população uma assistência satisfatória. MENDES et al. Ver-Sus: Relato de vivências na formação de Psicologia. Psicol. cienc.prof., Brasília, v.32,n.1, p.174-187, 2012.