Anais - 19º CBCENF
Resumo
Título:
O TRABALHO DO ENFERMEIRO JUNTO AO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE CACOAL/RO
Relatoria:
JULYA CAROLLINE FOLLE ALVES
Autores:
- Cyntia Soares Bueno
- Kelmi Cristina Saracini
- Teresinha Cícera Teodoro Viana
- Marcélio Viana da Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Trabalho, Legislação e Ética
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O Programa Saúde na Escola (PSE) surgiu como uma política intersetorial entre os Ministérios da Saúde e da Educação, com a finalidade de prestar atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino público básico, no âmbito das escolas e unidades básicas de saúde, realizadas pelas Equipes de Saúde e educação de forma integrada. O objetivo do estudo é demostrar a importância das ações do profissional Enfermeiro diante do programa saúde na escola. Trata-se de um relato de experiência, que mostra o papel realizado pelo enfermeiro em parceria com a secretaria municipal de educação, onde o mesmo é responsável pelo planejamento e execução das ações referentes ao atendimento de crianças em ambiente escolar. O enfermeiro tem um papel de articulador para que as atividades propostas pelo programa aconteçam. É através do planejamento feito pelo enfermeiro que se consegue realizar os atendimentos de todas as crianças no contexto escolar, além de realização das ações, o enfermeiro alimenta o sistema de informação com cada atendimento em relação cada atendimento realizado. O enfermeiro exerce um papel de coordenador da equipe na realização das atividades. Após a avaliação das crianças é possível traçar o perfil epidemiológico das crianças e frente os resultados obtidos planejar ações para as situações de vulnerabilidade e morbidade encontrada. O programa ampliou a abordagem da equipe de saúde da família, facilitando o fortalecimento de vínculo com a comunidade e a identificação de agravos de maneira precoce, uma vez que os atendimentos são realizados dentro do ambiente escolar, o enfermeiro tem um papel muito importante de planejamento, coordenação e informação das ações realizadas pelo programa.