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Anais - 19º CBCENF

Resumo

Título:
PET GRADUASUS COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PARA O SUS: O OLHAR DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
Relatoria:
JAMYLLE LUCAS DINIZ
Autores:
  • Ana Karoline Barros Bezerra
  • Ismael Brioso Bastos
  • Marcos Aguiar Ribeiro
  • Maristela Inês Osawa Vasconcelos
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, Gestão e Política
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A partir do pressuposto constitucional de que o Sistema Único de Saúde (SUS) constitui-se como o ordenador da formação, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/GraduaSUS (PET - Saúde GraduaSUS) abrange projetos que se proponham a desenvolver mudanças curriculares alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para cursos de graduação na área da saúde, qualificação dos processos de integração ensino-serviço-comunidade de forma articulada entre o SUS e as Instituições de Ensino Superior.OBJETIVO: Compartilhar a experiência do PET GraduaSUS como estratégia de formação para o SUS na perspectiva de estudantes de enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência. Realizado a partir da experiência como estudante de enfermagem monitora do programa, nos meses abril a julho de 2016 em uma universidade Pública do Ceará. A análise se deu a partir da problematização das vivências, bem como os registros de dados produzidos pelos relatórios semanais e anotações pessoais. RESULTADOS: Diante da necessidade de uma imersão maior do estudante de enfermagem no serviço/comunidade observada dentro da grade curricular do curso, o PET GraduaSUS buscou integrar o ensino-serviço, através de discussões do contexto epidemiológico, priorizando necessidades locais e ampliação de espaços que permitam ao estudante, desenvolver práticas interdisciplinares e interprofissionais. Assim, optou-se por articular módulos transversais do curso, envolvendo inicialmente o módulo de Atenção Básica à Saúde (ABS) da Universidade. Esta iniciativa proporcionou a qualificação dos acadêmicos, favorecendo sua aproximação à situação epidemiológica do município como primeiro passo para a inserção dos mesmos no serviço, bem como ter a oportunidade de intervir nos territórios com base em dados reais e no planejamento participativo. CONCLUSÃO: Portanto, nota-se a importância do PET - Saúde GraduaSUS como estratégia significativa para formação acadêmica do curso de enfermagem, estimulando momentos de reflexão, análise e crítica do estudante frente ao serviço/comunidade que estará inserido. Possibilitando assim, que ele seja o protagonista de seu processo de formação promovendo uma atuação coerente com as realidades do SUS. REFERÊNCIAS: BRASIL. Congresso Nacional. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Congresso Nacional, 1988.