Anais - 19º CBCENF
Resumo
Título:
PLANEJANDO A ATENÇÃO À SAÚDE DO ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
FABIANE VERÔNICA DA SILVA
Autores:
- Antonia Dinágila do Nascimento Ribeiro
- Luiz Eduardo Batista Monteiro
- Helena Ferraz Buhler
- Dulcineia de Pinho Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, Gestão e Política
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A saúde é construída em diferentes espaços e cenários sociais, dentre eles a escola torna-se um local propício para construção de saberes relacionados à saúde. Para contribuir neste processo a metodologia da problematização contribui para o resgate de informações sobre os problemas que afetam a vida em sociedade bem como na construção de proposta para solucionar os problemas evidenciados em uma determinada realidade, incluindo o ambiente escolar. OBJETIVO: Relatar a experiência de bolsistas voluntários do Projeto de Extensão PromoAção da Saúde, do curso de Enfermagem, da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Diamantino- MT, no planejamento da atenção a saúde do escolar com auxílios dos pais. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, na modalidade de relato de experiência, resultante de uma ação extensionista desenvolvida no Projeto de Extensão PromoAção da Saúde, do curso de Enfermagem, UNEMAT, Campus de Diamantino-MT, no ano de 2016. A ação consistiu na abordagem aos pais/responsáveis dos escolares de 2 a 5 anos, matriculados na Creche Tia Alair (local de realização do projeto), em que foi aplicada a metodologia da problematização para recolher informações sobre os fatores que influenciam e afetam a vida e saúde das crianças. Para a realização da atividade foi elaborados e enviados 50 convites aos pais contendo as principais informações sobre a reunião. A atividade consistiu em aplicar a segunda etapa da metodologia da problematização e recolher informações com os pais sobre os hábitos de vida e aspectos de saúde das crianças assistidas. Utilizou-se da roda de conversas e o uma dinâmica, com uso de barbante, para que os sujeitos se apresentassem e fizessem suas considerações. RESULTADOS: Compareceram 7 pais/responsáveis que, de modo participativo, sugeriram das principais temáticas que afetam as crianças: alimentação saudável e higiene pessoal. Ainda, demonstraram interesse em participar das atividades desenvolvidas no projeto. CONCLUSÕES: A aplicação desta metodologia possibilitou ouvir sujeitos que estão diretamente envolvidos na vida das crianças e que podem se tornar futuros multiplicadores das informações capazes de contribuir para a mudança da realidade evidenciada inicialmente.