Anais - 19º CBCENF
Resumo
Título:
INFECÇÃO RESPIRATÓRIA EM IDOSOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
LOREN RAISA CASTRO PILLA
Autores:
- MICHELE SALLES SILVA
Modalidade:
Pôster
Área:
Inovação, Tecnologia e Cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: As infecções respiratórias podem ser causadoras de elevado número de internações e óbitos em idosos no mundo todo. Com o envelhecimento, ocorrem mudanças anatômicas e funcionais, tais como a redução da mobilidade da caixa torácica e da elasticidade pulmonar e a diminuição da mobilidade dos cílios do epitélio respiratório, favorecendo a instalação destas infecções. Objetivo: Relatar a experiência de uma acadêmica de enfermagem durante a realização de educação em saúde em um projeto de extensão. Metodologia: O projeto de extensão “Sempre é tempo de aprender e ensinar”, foi desenvolvido no Núcleo de Estudos e Atividades da Terceira Idade (NEATI) da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus de Rondonópolis (UFMT/CUR), de janeiro à julho de 2016, por meio de palestras educativas e atividades de educação em saúde voltadas aos idosos, em especial às afecções respiratórias. Resultados: O processo de ensino-aprendizagem entre 30 idosos e acadêmicos de enfermagem possibilitou não só uma troca de experiência, assim como, respondeu às dúvidas sobre infecções respiratórias, proporcionando uma mudança no estilo de vida dos idosos devido orientações sobre práticas seguras de saúde, reduzindo riscos quanto a automedicação. No decorrer dessa atividade de extensão foi possível perceber o aumento do nível de conhecimento dos idosos relacionado a temática, como os meios de prevenção, sintomas e formas de tratamento. Conclusão: A população idosa cresce a cada ano e com ela aumenta também os índices de infecções respiratórias. É perceptível que nos dias atuais a população busque informações a respeito de medidas preventivas de tais infecções. A relevância desse projeto se demonstra pela intensa troca de experiências, seja de conhecimento científico ou experiência de vida entre jovens e idosos, em especial com os participantes do NEATI, atuando como educadores do processo saúde-doença, afim de promover uma vida mais ativa e saudável.