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Anais - 19º CBCENF

Resumo

Título:
REALIZAÇÃO DE TRABALHO ACADÊMICO SOBRE INFANTICÍDIO INDÍGENA COMO MÉTODO DE AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA DE SEMINÁR
Relatoria:
ANA ROSA MEDEIROS
Autores:
  • Ana Rosa Medeiros
  • William da Silva Coimbra
  • Rita Patrizzi Mendonça
  • Edmar Feijó
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, Gestão e Política
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução:Ao longo da história da colonização das Américas, há registros da prática do infanticídio entre os povos indígenas. Na América espanhola e, particularmente, no México, o sacrifício humano como realizado pelos astecas foi duramente criticado por intelectuais na Corte espanhola. Destacam-se entre esses intelectuais foi Ginés de Sepúlveda, um cronista para o imperador da Espanha. Ele detestava a prática e definiu-o como um ato de selvageria e desumanidade, atribuindo, assim, para os índios um grau de inferioridade. No entanto, mesmo naqueles dias, houve aqueles que procuraram compreender moralidades que diferem das suas.1Práticas tradicionais diferentes fazem parte da diversidade cultural indígena que está presente no Brasil. Entre estes, a prática de "infanticídio" tem estado sob os holofotes como parte do debate nacional sobre bioética. No final de 2005, a Frente Parlamentar Evangélica, um grupo de lobby político suprapartidário, levantou o tema no Congresso Nacional brasileiro, através de uma sessão de audição pública que resultou no lançamento da Campanha Nacional em favor da vida e contra o infanticídio2 Objetivo: relatar a experiência vivenciada por acadêmicos de enfermagem do segundo período de enfermagem em realização de trabalho acadêmico sobre Infanticídio Indígena. Metodologia:Estudo qualitativo, descritivo que relata a experiência de realizar Trabalho acadêmico sobre Infanticídio Indígena como uma das formas de avaliação da disciplina de Seminários TemáticosII.Resultados e Discussão:Os alunos demonstraram maior atuação no seu próprio processo de ensino aprendizagem, tornando-se protagonistas de seu próprio saber. Os demais alunos da disciplina participaram ativamente da discussão proposta na apresentação do trabalho. Conclusão:A elaboração de trabalhos acadêmicos no início da graduação proporciona a construção de um saber científico que o aluno carrega durante a vida profissional, tornando-o capaz de construir seus saberes através da pesquisa científica.