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Anais - 19º CBCENF

Resumo

Título:
A CRIANÇA NA CRECHE: BENEFÍCIOS DA PROMOÇÃO DA SAÚDE ÀS CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS
Relatoria:
KATIELE DE SOUZA QUEIROZ
Autores:
  • Anny Beatriz Costa Antony de Andrade
  • Anny Karoline Teles de Miranda
  • Inez Siqueira Santiago Neta
  • Arinete Veras Fontes Esteves
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, Gestão e Política
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Crianças que convivem em creches apresentam maior incidência de problemas de saúde relacionados às parasitoses intestinais e infecções das vias aéreas superiores, o que demanda uma assistência realizada por profissionais qualificados pautada nos problemas mais comuns da infância. Neste panorama, a enfermagem é a profissão que realiza tal assistência, visando à promoção à saúde envolvendo o aluno durante sua formação a realizar atividades educativas, utilizando-se das metodologias ativas, favorecendo melhoria na qualidade de vida das crianças. OBJETIVOS: Relatar a vivência de acadêmicas de enfermagem no desenvolvimento de atividades educativas com crianças vinculadas a creche. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência de acadêmicos de enfermagem no projeto “Atenção à saúde da criança na creche” desenvolvido na Casa da Criança, localizada em Manaus. O público alvo foram crianças na faixa etária de 1 a 5 anos que estudavam em período integral na creche. As atividades educativas foram realizadas no primeiro semestre de 2016, com teatro de fantoches, dramatizações, cartazes, desenhos e canções. Temas como a saúde bucal, higiene corporal, saúde ambiental, boa convivência, foram abordados a cada semana. RESULTADOS: Preparar a criança para o crescimento e desenvolvimento saudável é prioridade no contexto mundial. Neste olhar, foi possível perceber que as atividades educativas, através de metodologias ativas auxiliam a criança a compreender sua importância no seu processo de cuidar de si mesmo e do meio em que está inserida, além de estimular sua curiosidade instigando a interação social. Observou-se que as crianças aumentavam seu interesse e participavam diante de seu entendimento das informações sobre as temáticas abordadas, citando exemplos de sua vida diária. CONCLUSÃO: Na abordagem das temáticas com as crianças, a interação, realização de atividade atrativa conforme faixa etária, entre outros fatores, contribuiu para assimilação e propagação das informações aos familiares. Portanto a inserção do acadêmico de enfermagem em atividades desenvolvidas fora do ambiente hospitalar, possibilita que outros contextos sociais, possam ser assistidos integralmente, para promoção da saúde. REFERÊNCIAS: MOTTA, J. A. et al. O cuidado à criança na creche: integração entre Saúde e educação. Revista de enfermagem UERJ, Rio de Janeiro, n.2, p.771-6, dez. 2012.