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Anais - 19º CBCENF

Resumo

Título:
CARACTERIZAÇÃO DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO ENVOLVENDO MOTOCICLISTAS NO MUNICÍPIO DE RONDONÓPOLIS/MT
Relatoria:
RENATA ESTEVES GONÇALVES
Autores:
  • Daniela Zangaro Corradi Leal
  • Valdevina Silva Ameida Badaro
  • Magda de Mattos
  • Suellen Rodrigues de Oliveira Maier
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, Gestão e Política
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: Dentre os acidentes de trânsito, é elevado o número de motocicletas envolvidas e nesse sentido, tem-se apresentado como um problema de saúde pública, principalmente em regiões urbanas. Objetivo: caracterizar os acidentes de trânsito com motocicletas atendidas pelo SAMU quanto ao período do dia, tipo de atendimento pré-hospitalar e local de encaminhamento. Metodologia: Trata-se de estudo retrospectivo, quantitativo e descritivo realizado no SAMU do município de Rondonópolis/MT. Recorte temporal do período de janeiro a junho de 2011 do estudo matricial “Avaliação de ações efetivas para o enfrentamento da morbimortalidade por acidentes de trânsito com motociclistas no município de Rondonópolis/MT”, aprovado pelo CEP, sob nº CAEE 47341315.0.0000.5541. Os dados foram tabulados e armazenados em planilha eletrônica do programa EXCEL. Resultados: De 1.131 acidentes com motocicletas, no período diurno (6h e 17h59m) ocorreram 679 (60%), período noturno (18h e 05h59m) 436 (38,5%) e 15 (1,3%) não informado. Quanto ao tipo de atendimento pré-hospitalar, 1.186 (86,1%) foi realizado pelo Suporte Básico de Vida, 129 (9,4%) pelo Suporte Avançado de Vida e 63 (4,6%) não informado. Quanto ao local de encaminhamento, 1009 (78,9%) foram ao PA municipal, 20 (1,6%) ao PA municipal infantil, 246 (19,2%) ao Hospital Regional e 04 (0,3%) à Santa Casa, totalizando 1.279 pessoas. Período de maior incidência de ocorrências foi o diurno e atribui-se pela utilização da motocicleta como meio de transporte e instrumento de trabalho. Predominou o atendimento da equipe de Suporte Básico de Vida, indicando maior índice de acidentes leves a moderados e encaminhados ao PA municipal, considerado porta de entrada para atendimento dos casos de urgência e emergência. Conclusão: Entende-se a necessidade de ações articuladas entre os diferentes órgãos governamentais e não governamentais com o envolvimento da população para educação em saúde no trânsito efetiva visando redução de acidentes envolvendo motociclistas.