Anais - 19º CBCENF
Resumo
Título:
VALIDAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES E ALUNOS
Relatoria:
JUAREZ COIMBRA ORMONDE JUNIOR
Autores:
- Mara Regina Rosa Ribeiro
- Andreia Correia de Souza Cioffi
- Adriana Freitas de Almeida Finger
- Leonara Raddai Gunther de Campos
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, Gestão e Política
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
A formação baseada em competências pressupõe a redução drástica dos conteúdos ministrados em sala de aula e demandam uma forte ligação com a realidade prática da profissão. Nesse cenário, as relações que permeiam o mundo do trabalho e a sala de aula são estreitadas. A construção e validação de perfis de competências para enfermeiros se revelam como uma necessidade para a formação de profissionais competentes em sua área de atuação. O objetivo é validar um perfil de competências para a formação de enfermeiros generalistas na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Cuiabá, considerando as áreas de atenção à saúde, administração e gerenciamento, educação e produção de conhecimento. O referencial conceitual adotado é o das competências. Trata-se de pesquisa do tipo descritiva, qualitativa, com emprego de técnica Delphi, pesquisa documental e entrevistas. A pesquisa está em andamento e é constituída por três fases: 1ª fase: Foi realizado análise documental nos seguintes documentos: projeto político pedagógico do curso de graduação em enfermagem à luz das diretrizes curriculares nacionais para o curso de enfermagem. A análise de conteúdo de Bardin foi realizada nesta fase. Conclui-se que o projeto político pedagógico está parcialmente alinhado às diretrizes e, portanto, precisa ser revisto. 2ª fase: Submissão de um perfil de competências para especialistas em educação em enfermagem do Brasil para validação de conteúdo, utilizando o programa SurveyMonkey® e realização de entrevistas – ainda em andamento. Na segunda fase, obteve-se o contato de 26 especialistas para validação de conteúdo. Para análise dos questionários utilizou-se estatística descritiva simples e para a avaliação da concordância utilizou-se o cálculo da porcentagem de concordância e o Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Obteve-se aprovação do perfil para as quatro competências propostas: Atenção à Saúde (0,96), Administração (0,95), Educação (0,84) e Produção de Conhecimento (0,96). Considera-se que o perfil está validado pelos especialistas e será submetido ao público-alvo da pesquisa na 3ª de coleta de dados. 3ª fase: Submissão ao público-alvo do estudo, constituído por professores e alunos dos dois últimos semestres do curso de graduação em enfermagem. Os alunos e professores foram contatados pessoalmente e foi enviado um link para acesso ao questionário – fase em andamento. Descritores: Competência Profissional. Estudo de validação. Educação em enfermagem.