Anais - 19º CBCENF
Resumo
Título:
ORIENTAÇÕES DE PRIMEIROS SOCORROS EM URGÊNCIA NA ESCOLA: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Relatoria:
MARCOS LA ROQUE DA COSTA FILHO
Autores:
- BRUNO GOMES DE OLIVEIRA
- RENATO HUGO DIAS MELO
- SUELEM MARINA DOMICIL SOMBRA
- BRUCE EDMILSON SOUZA DA COSTA
Modalidade:
Pôster
Área:
Inovação, Tecnologia e Cuidado
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: Acidentes no ambiente escolar são frequentes e podem ocorrer a qualquer momento. A importância do tema se encontra no fato de ser o trauma, um dos resultados dos acidentes, a principal causa de óbitos entre 10 e 29 anos, representando 40% das mortes em crianças entre 05 a 09 anos e 18% entre 01 e 04 anos. Ressalta-se ainda que em menores de 10 anos, a mortalidade tem aumentado proporcionalmente nas últimas décadas por causas externas. OBJETIVOS: Identificar as noções básicas de Primeiros Socorros entre os professores de educação infantil. MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo Revisão bibliográfica. Foram realizadas pesquisas na base de dados Lilacs no período de 2011 a 2015. RESULTADOS E DISCUSSÃO: As evidências na literatura permitiram identificar que as ações educativas contribuem significativamente para a prevenção de acidentes e para que não haja agravos na ocorrência dos mesmos. Sendo assim, ressalta-se a importância da aplicação de orientações acerca de primeiros socorros no âmbito escolar; até mesmo dicas simples, como a atitude de discar o número de emergência do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), podendo ajudar a salvar uma vida. CONCLUSÃO: O enfermeiro tem papel fundamental com a sociedade perante ao ensino de métodos é técnica de primeiros socorros. É de extrema relevância a atuação do enfermeiro como educador de saúde dentro das escolas, possibilitado a sensibilização e demonstrando os cuidados a serem prestados às vítimas, pelos profissionais atuantes nas escolas a respeito de primeiros socorros, e até mesmo na comunidade, contribuindo assim para a prevenção e promoção da saúde. REFERÊNCIAS: RITTER, N. S.; et al. A Importância de se Trabalhar o Conhecimento de Socorros em Âmbito Escolar. 2013. XV Seminário Internacional de Educação no Mercosul Disponível em: http://www.unicruz.edu.br/mercosul/anais/2013/SAUDE/ARTIGOS/A%20IMPORTANCIA%20DE%20SE%20TRABALHAR%20O%20CONHECIMENTO%20DE%20SOCORROS%20EM%20AMBITO%20ESCOLAR..PDF Acesso em: 05 de agosto 2016. SENA, S. P.; RICAS, J.; VIANA, M. R. de A. Apercepção dos acidentes escolares Por educadores do ensino fundamental, Belo Horizonte. Revista Med. Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011. Disponível em: http://rmmg.medicina.ufmg.br/index.php/rmm g/article/view/127/109 Acesso em: 09 de agosto 2016.