LogoCofen
Anais - 19º CBCENF

Resumo

Título:
ENSINO APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA SÉTIMA ARTE
Relatoria:
CLAUDIA MOREIRA DE LIMA
Autores:
  • Sibely dos Santos
  • Tamires Fortunato de Lima Rosa
  • Jefferson Tennesse da Silva Vicente
Modalidade:
Pôster
Área:
Educação, Gestão e Política
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Com o advento da inserção da tecnologia e a facilidade dos recursos na transmissão de conhecimento, abrem-se novas e envolventes mudanças de aprendizado, favorecendo assim várias alternativas de ensino-aprendizagem nos dias de hoje. Para nos aproximarmos do cotidiano da constante existência de doença em um contexto cultural, o cinema é um meio de transmitir conhecimento e criar um senso crítico na comunidade, acerca do processo saúde-doença. Objetivos: Pensando nisso buscou-se criar um local onde as pessoas da comunidade pudessem acessar algumas obras do cinema e perceber as inúmeras possibilidades dessa arte indo além da diversão, às reflexões. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência vivenciada por docentes do curso de enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT, durante o primeiro semestre de 2016, sobre a utilização do cinema como forma de transmitir o conhecimento a comunidade, sendo o uso do recurso de filmes uma das estratégias de ensino aprendizagem a população. Resultados: As atividades foram implementadas na frequência de um encontro mensal, sendo as ações realizadas por meio de sessões de filmes transmitidos com auxílio de recursos audiovisuais (data show e caixa de som), além da distribuição de folders contendo informação referente ao filme e o processo saúde-doença abordado e pipoca pra acompanhar. O proposto foi criar um espaço cultural na cidade de Diamantino-MT, aliando entretenimento e conhecimento, por meio da dinâmica de cine-debate, sendo toda a ação de forma gratuita e aberta à comunidade em geral que se beneficiou com esta novidade, uma vez que a cidade não possui um cinema, onde este evento preencheu uma lacuna cultural durante sua realização. Conclusão: Os filmes proporcionaram reflexões que foram exteriorizadas durante os debates, e ainda, permitiu correlacionar o conteúdo através de uma linguagem audiovisual com a vivência no cotidiano, favorecendo uma compreensão não somente da história abordada, mas na realidade dos acontecimentos, surgindo assim pessoas que apreciem uma boa arte (já que o cinema é considerado a sétima arte) ao mesmo tempo que aprendem com ela e tornam-se críticos. Considera-se que o recurso cinematográfico é uma ferramenta complementar no processo de ensino aprendizagem, bem como, os debates oriundos dessa experiência construindo uma compreensão baseados nesses conhecimentos extra- linguísticos contribuindo para a qualidade do trabalho desenvolvido.